17ª SEMANA DA COMPUTAÇÃO

julho 20, 2017

Pesquisas de alunos do CI são apresentadas em workshop

Equipe do IFPB vence Maratona de Programação

A programação da 17a Semana da Computação de quarta-feira, 19, reuniu um grande número de participantes em dois eventos, realizados no turno da manhã: o workshop de trabalhos científicos de alunos da graduação e pós-graduação do Centro de Informática (CI) e a Maratona de Programação.

Sete equipes competiram na Maratona de Programação, sendo duas do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFPB) e as demais do CI. A vencedora foi a equipe Lazy Programmation, do IFPB, que recebeu um certificado pelo mérito alcançado.

Durante o workshop, no hall de entrada da unidade de ensino, foram mostrados à comunidade acadêmica diversos trabalhos que indicam o estado da arte da pesquisa nos cursos de graduação em Matemática computacional, Ciência da Computação e Engenharia da Computação, além da pós-graduação.

Os estudos foram mostrados em banners, painéis e também em computadores.

Títulos das pesquisas de alunos de graduação:
” Promovendo a Inclusão Social e o Empoderamento das Mulheres através do Conhecimento em Ciências da Computação” ; ” Matemática Computacional e a Robótica Educacional: O Estudo da Computação Como Ciência para o Ensino Fundamental, Visando o Disseminação do Pensamento Lógico Computacional” ; ” Um protótipo para a visualização de dados brasileiros sobre educação, saúde e segurança utilizando o framework D3.js” ; “Calibrador Háptico para Percepção de Propriedades Materiais”; “Ferramenta para assistir posicionamento de pontos de acesso em ambientes inteligentes”; ” ArenaPy: Uma Ferramenta Para Extração de Dados de Projetos de Código Aberto”; “Detecção de Piscinas em Imagens de Satélite”; “ARBooks: Um protótipo baseado em Realidade Aumentada para a visualização de informações em livrarias”; “Estimação de Matriz de Quantização JPEG”; ” Retrovisor Híbrido” ; “Iniciação em Renderização Baseada em Física”; “Desenvolvimento de uma ferramenta computacional para motivação e suporte no estudo de Equações Diferenciais e aplicações”; “Desenvolvimento de Games utilizando a Game Engine Defold” ; “Simulação Interativa da Irradiância em Ambientes Urbanos através do Uso de GPUs”.

Títulos das pesquisas em nível de pós-graduação:
“Um ambiente em tempo real para análise de VANTs utilizando Simulação Hardware-in-the-loop” ; “Um Ambiente de Verificação Distribuído Baseado em HLA usando um Sistema-em-Chip” ; “Ambiente de verificação distribuída para componentes paralelos e heterogêneos” ; “A PSO-based Tuning Algorithm for Quadcopter Controllers” ; “Non-linear Model Predictive Formation Control Applied to Non-Holonomic Autonomous Mobile Robots” ; “Sistema de Baixo Custo Embarcado em Veículo Aéreo Não Tripulado para Análise da Saúde da Vegetação: Um Estudo de Caso de cana-de-açúcar no Nordeste do Brasil”.

A 17ª Semana da Computação está sendo organizada pelo grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) do CI e vai até a próxima sexta-feira, 21. A programação completa pode ser acessada no link: http://sdcufpb.com.br/