Alunos do CI apresentam trabalho em Encontro de Iniciação à Docência

dezembro 4, 2017

Alunos-tutores do Centro de Informática (CI) apresentaram o trabalho “Cheat Sheets de Cálculo: Receitas Fundamentais de Computação Numérica para um Ciclo Básico mais Eficaz”, no XIX ENID – Encontro de Iniciação à Docência, no Campus I, realizado, no último dia 13. O trabalho resulta do PROTUT – Programa de Tutoria de Apoio às Disciplinas Básicas, coordenado no CI pelos professores Moises Dantas e Gustavo Oliveira.

As disciplinas Cálculo Diferencial e Integral I, II e III , Cálculo Numérico, Cálculo Vetorial e Introdução à Álgebra Linear são ofertadas nos quatro primeiros períodos da grade curricular, não apenas dos cursos de Matemática Computacional, Ciência da Computação e Engenharia da Computação mas também nos demais cursos de exatas da UFPB. Devido à acentuada carga de complexidade matemática dessas disciplinas, com reflexos no índice de reprovação, parecem coexistir em escala proporcional.

Cálculo Numérico é uma disciplina que recebe cerca de 360 estudantes por semestre, com índice de reprovação médio de 40%. Já nos cursos do CI, semestralmente, aproximadamente 160 estudantes matriculam-se nessas disciplinas básicas. A média de sucesso de aprovação gira em torno de apenas 20% e, principalmente, entre estudantes que ingressam no segundo semestre letivo.

O PROTUT se sustenta nas experiências já vivenciadas em períodos passados pelos estudantes-tutores, que exercem uma contribuição bastante significativa aos professores nas disciplinas básicas. Assim, a tutoria tem uma função primordial como medida de contenção aos vetores negativos do processo ensino-aprendizagem dos estudantes do CI e deve ser reconhecida por reforçar a expressão do ensino de qualidade proporcionado pelo nosso centro.