Alunos do CI criam plataforma que agiliza atendimento policial e ganham prêmio em evento internacional

agosto 18, 2017

Os estudantes Janislley Oliveira e Kened Oliveira, do ramo estudantil IEEE, do Centro de Informática (CI) da UFPB, estão entre os vencedores do prêmio Citizen Empowerment Prize, concedido durante o 1st IEEE International Summer School on Smart Cities (IEEE S3C), evento realizado de 06 a 11, deste mês, no Instituto Metrópole Digital (IMD), em Natal.

Os vencedores fazem parte da equipe que desenvolveu a plataforma G-Mobile, que torna mais ágil o atendimento da polícia aos cidadãos. Eles dividem a premiação com alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal da Fronteira do Sul (UFFS).

A solução tecnológica foi criada em parceria com a Secretaria de Defesa Social e Guarda Municipal de Natal. Com o uso de tecnologias computacionais, a equipe do IEEE prototipou a construção de uma plataforma que possibilita às viaturas policiais e à central de monitoramento da Guarda Municipal de Natal maior agilidade no atendimento às ocorrências informadas pela população, tornando o processo menos burocrático e mais colaborativo. Um diferencial do projeto G-Mobile é que a tecnologia integra a população com as viaturas e a central de monitoramento.

A edição 2017 da IEEE S3C é a primeira de sua série e teve como objetivo prover um fórum para troca de conhecimento entre indústria, comunidade científica e prefeituras, com foco em cidades inteligentes, visando beneficiar estudantes, pesquisadores e profissionais. A Escola contou com uma gama de cursos e outras atividades conduzidas por alguns dos mais proeminentes pesquisadores e profissionais da área, além de realizar um workshop no qual os estudantes de graduação e pós-graduação, jovens pesquisadores e profissionais puderam compartilhar suas próprias visões e experiências e trilhar seus caminhos para se tornarem profissionais líderes em “smartificação” ao redor do globo.

A Escola foi orientada à resolução de desafios. A ideia principal do evento é juntar forças com os cidadãos para melhorar a vida das pessoas e os ambientes em que vivem. Em seu esforço para promover a colaboração entre cidades que compartilham experiências e know-how, a IEEE Smart Cities Initiative organiza a IEEE International Summer School on Smart Cities (IEEE S3C).

O ramo IEEE da UFPB participou de três dentre os nove grupos presentes, que reuniram mais de 60 integrantes, do Brasil e também de Portugal, Canadá e França.

O projeto vitorioso G-Mobile faz parte do Grupo de Segurança Pública do IEEE S3C, que também concorreu com o projeto SmartRoad, integrado pelos estudantes Bruno e Leandro Mendes do CI. Já o grupo de Mobilidade urbana do IEEE S3C tem como participantes os estudantes Bruno Fernandes e Jefferson Lacerda do CI. Durante o evento, eles apresentaram o projeto Projeto Let’s Bus.

Os grupos foram construídos de forma multidisciplinar com estudantes e profissionais que utilizaram os conhecimentos compartilhados pelos palestrantes para desenvolver soluções conceituais para desafios nas áreas de Segurança Pública, Educação, Saúde, Lixo, Transparência Pública e Cultura. Ao longo dos cinco dias do evento, ocorreram reuniões de orientação dos grupos com apoio dos palestrantes internacionais e de membros da Prefeitura de Natal.

FONTE : Assessoria de Comunicação do CI