Assessor do Ministério das Comunicações visita Núcleo Lavid-CI

agosto 21, 2015

20150820_113351O assessor especial do Minicom, Rodrigo Soares, veio ao Núcleo Lavid, nesta quinta-feira, 20, conhecer pesquisas em Libras (Língua Brasileira de Sinais), cinema e TV digital , desenvolvidos por professores e alunos. A reitora Margareth Diniz esteve no Centro de Informática (CI) para dar as boas vindas ao visitante.

20150820_120112A equipe do Lavid apresentou ao representante do ministério o projeto VLibras, uma plataforma que vai traduzir do português para Libras qualquer conteúdo disponibilizado pelos sites da administração pública federal, seja texto, áudio ou vídeo. O software vai beneficiar cerca de 10 milhões de brasileiros que têm algum grau de deficiência auditiva.

Rodrigo Soares também conheceu o projeto Brasil 4D, cuja primeira etapa foi realizada, em João Pessoa, em 2012/2013, e que levou às casas de 100 famílias de baixa renda uma programação de TV digital interativa com informações de serviços essenciais do governo federal. O Brasil 4D foi realizado pelo Lavid, TV UFPB, Prefeitura de João Pessoa, Câmara Municipal e outros parceiros, sob a coordenação da EBC/TV Brasil.

FOTO VISITA LAVID

No Lavid, o visitante teve a oportunidade de visualizar projeções de videos em 4K, resolução quatro vezes superior à qualidade da TV digital brasileira. O Lavid vem realizando testes em 4K, através da suíte de softwares chamada Fogoplayer, desenvolvida pelo Núcleo e que tem várias aplicações, permitindo projeção de imagens em 4K e em 3D (estereoscopia), durante eventos esportivos, espetáculos e procedimentos cirúrgicos para fins de educação continuada em telemedicina.

Durante a visita, Rodrigo Soares esteve acompanhado do diretor do CCTA, David Fernandes; do diretor da TV da Universidade Federal do Maranhão, Silvano Bezerra; dos professores da UFPB, João de Lima e Emília Barreto, além do superintendente de Comunicação Social da UFPB, Bob Wagner, e equipe.

Fonte: Ascom-CI.