CI promove XIX Encontro Nacional de Modelagem Computacional e VII Encontro de Ciência e Tecnologia de Materiais

outubro 14, 2016

foto-luiz-bevilacquaO professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Luiz Bevilacqua, um dos mais renomados cientistas brasileiros da atualidade, vai realizar a palestra de abertura do XIX Encontro Nacional de Modelagem Computacional (ENMC) e do VII Encontro de Ciência e Tecnologia dos Materiais (ECTM), na próxima terça-feira, 18, às 14h, no auditório do Xênius Hotel, em João Pessoa.

O palestrante vai abordar o tema “Fenômenos de transporte de agentes ativos induzindo o fenômeno de duplo fluxo”. Os dois eventos serão realizados até 21 de outubro e vão reunir pesquisadores de várias universidades do país. A iniciativa é do Programa de Pós-graduação em Modelagem Matemática Computacional do Centro de Informática (CI) da UFPB.

Luiz Bevilacqua foi presidente da Agência Espacial Brasileira, entre 2003 e 2004; secretário-geral do Ministério da Ciência e Tecnologia, nos anos de 1992 e 1993, tendo sido agraciado, em 2011, com o Prêmio Anísio Teixeira. Esse prêmio homenageia personalidades brasileiras que tenham contribuído de modo relevante para o desenvolvimento da pesquisa e formação de recursos humanos no país.

A programação de abertura prevê, ainda, a realização de palestra, às 16h, com o professor Luiz Satoru Ochi, da Universidade Federal Fluminense (UFF), abordando o tema “Métodos Eficientes em Otimização Combinatória”.

Além de sessões técnicas, o XIX ENMC e o VII ECTM contam com palestras dos professores Renato Portugal, Regina Célia Almeida e Antonio André Novotny, do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). Também confirmaram participação em palestras os professores José Herskovits, da UFRJ; Oscar Malta, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Gerd Bruno da Rocha e Eliton Souto de Medeiros, ambos da UFPB.

De acordo com a organização, o público terá livre acesso às palestras. A programação completa pode ser acessada através dos link. As inscrições pela internet foram encerradas em 30 de setembro. Os interessados podem, ainda, se inscrever no primeiro dia, das 10h15 às 11h30, no mesmo horário e local do credenciamento.

Nessa edição, os eventos contam com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (FAPERJ), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE), Programa Nacional de Extensão (Pronex), Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Nanotecnologia para Marcadores Integrados (Inct-Inami).