CI realiza cerimônia de colação de grau

julho 5, 2016

FORMATURA CI 01 JUL

Dezessete formandos do curso de Ciência da Computação do Centro de Informática (CI) da UFPB e um aluno de Engenharia de Computação colaram grau em cerimônia realizada pelo CI, na última sexta-feira, 01, no auditório da UFPB Virtual, campus I.
A sessão solene foi aberta pelo diretor do CI, Guido Lemos, que, em saudação aos alunos, ressaltou a importância de no exercício da profissão eles sempre terem a consciência de buscar retribuir à sociedade o grande investimento público que possibilitou a formação em quatro anos de vida universitária.
Chamou também atenção para o fato de que está em curso no país uma ameaça de perdas de direitos sociais como ensino público, gratuito e de qualidade, devendo as novas gerações de profissionais estarem antenadas com as mudanças e manterem essas garantias na ordem do dia de suas lutas, as quais demandam o engajamento de universidades e de toda a sociedade.

FORMATURA CI JULHO  FORMATURA CI 01 JUL 16

Durante a solenidade, a reitora da UFPB, Margareth Diniz, foi representada pela pró-reitora de Graduação, Ariane Sá. Em sua mensagem aos formandos, ela observou que a universidade desempenha um papel relevante não apenas ao disponibilizar os meios que possibilitam o conhecimento técnico e científico, mas, também, por fomentar o exercício da cidadania, em lições que são levadas para toda a vida.
O formando em Ciência da Computação, Roberto Oliveira Júnior, foi o orador da turma concluinte e também recebeu a “Láurea acadêmica destaque da graduação”, um prêmio conferido pelo CI ao aluno da turma que tenha obtido o mais alto Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE) e que, ao longo do curso, foi aprovado por média em todas as disciplinas.
Ao falar para os formandos, Roberto Júnior lembrou os desafios que estudantes enfrentam nos primeiros dias na universidade, deparando com um universo bastante diferente da rotina escolar vivida na fase colegial. Para ele, a instituição de ensino proporciona o alcance de um novo patamar no conhecimento, além de formar para o mercado de trabalho e para a humanização nas relações sociais. “Estamos hoje preparados para enfrentar o mundo do trabalho. Foi necessário esforço, dedicação, amor e suor”, afirmou.

FORMATURA CI JURAMENTO  FORMATURA 01 JUL

Karla Tabosa Machado, do curso de Ciência da Computação, pronunciou o juramento em nome de toda a turma concluinte. Esse ato representa para os novos bacharéis o compromisso profissional que assumem perante os participantes da cerimônia.
A professora Thais Gaudêncio do Rêgo foi a paraninfa geral dos concluintes. A patronesse foi a professora Daniela Guedes Pereira. A solenidade de colação de grau foi conduzida pela mestre de cerimônia Lourdes Maria Rodrigues Cavalcanti, secretária do CI.
Thais Gaudêncio relatou sua emoção por ter sido escolhida pelos alunos e em sua saudação lembrou aspectos comuns à trajetória dos alunos de graduação como a vida em um novo ambiente, os passos para o aprendizado, as amizades conquistadas, as dificuldades e escolhas. Ressaltou que os objetivos alcançados devem também ser creditados aos pais e familiares que contribuíram nessa jornada. Finalizou recomendando que no exercício da profissão valorizem e humanizem as relações, destacando que não devemos apenas nos moldar ao mundo, mas, sobretudo, transforma-lo.