CI recepciona feras com Semana da Computação

julho 14, 2017

Evento começa na segunda-feira, 17, no auditório do Centro

 

Os alunos que estão ingressando no semestre 2017.1 nos cursos do Centro de Informática (CI) da UFPB serão recepcionados na 17ª Semana da Computação com uma programação ampla e diversificada, que não apenas apresentará o grau de excelência do ensino, pesquisa e extensão da unidade de ensino mas também contemplará uma abordagem dos temas de maior projeção na área da Informática.

A programação da 17ª Semana da Computação, organizada pelos estudantes que integram o Programa de Educação Tutorial (PET) do CI, começa na segunda-feira, 17, às 8h45, com uma palestra do diretor do Centro, Hamilton Soares, que vai dar as boas-vindas ao alunado.

Após a abertura, o embaixador da Startup Farm e mestre em Informática, Carlos Eduardo Novinho, vai abordar o tema “Aprendendo e Empreendendo”, ocasião em que apresentará aos participantes quais são as habilidades que formam o perfil de um empreendedor no universo das startups. O especialista, que concluiu a graduação no CI, falará como funcionam as incubadoras e os programas de aceleração de startups, além de dar sugestões para futuros empreendedores sobre a forma de obter investimentos e crescer de forma rápida.

Às 10h, Fernando Brito, recém-formado em Ciência da Computação no CI, fará um relato de sua experiência como aluno do Centro ao discorrer sobre o tema “Como sobreviver à graduação (e ainda se dar bem)”. O estudante do nono semestre de Engenharia da Computação, Lucas Lacerda, também debaterá sobre o assunto. Ambos darão depoimentos sobre suas experiências no desenvolvimento de projetos durante o curso e que contribuem para o aperfeiçoamento profissional, além de oferecerem conselhos essenciais que gostariam de ter recebido no início da graduação.

 

A programação do turno da manhã termina com uma palestra, às 11h, com o engenheiro de software Moisés Guimarães de Medeiros, abordando o tema “Embalando segredos com Phyton”. Quem estiver presente vai saber por que tornar-se fluente nas operações criptográficas básicas é uma ferramenta preciosa para qualquer desenvolvedor de software.

À tarde, a partir das 14h, o palestrante Antonio Deusany de Carvalho Junior, doutor em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (USP) e ex-aluno do CI, trará aos participantes informações sobre “Internet das coisas e Hardware livre”, apresentando um panorama sobre tecnologias vestíveis, ciência de contexto e hardware livre, além dos desafios da área para aqueles que se interessam em trabalhar nesse segmento que está ganhando muita atenção, nos últimos anos.

Às 15h, começa a participação de Ricardo Roberto de Lima, analista de Tecnologia da Informação – Desenvolvimento de Software da DataPrev – PB. Durante o evento, ele falará sobre “Desenvolvimento de ChatBots e Sistemas Cognitivos com Google API.AI. A palestra tem como objetivo apresentar o potencial do desenvolvimento de ChatBots e sistemas cognitivos, como também aplicações cognitivas no cenário atual e futuro, envolvendo Inteligência Artificial, Machine Learning, Banco de Dados NoSQL e afins.

As atividades do primeiro dia do evento se encerram com o estudante de Engenharia da Computação, Smith Lima, apresentando aos novos alunos o trabalho que vem desenvolvendo com a equipe no Ramo Estudantil IEEE ( Institute of Electrical and Electronic Engineers) da UFPB e que recebeu três premiações em recente competição do IEEE no Rio de Janeiro.

A 17ª Semana da Computação vai até a próxima sexta-feira, 21, e a programação completa pode ser acessada no link: http://sdcufpb.com.br/

FONTE: Assessoria de Comunicação do CI