Relatório de Gestão 2023
Diretor
Prof. Dr. Lucidio dos Anjos Formiga Cabral
Vice-Diretor
Prof. Dr. Tiago Maritan Ugulino de Araújo
Ano
Exercício 2023
SUMÁRIO
2. RELATÓRIO DE GESTÃO DO CENTRO DE INFORMÁTICA
2.1 ÁREA FINANCEIRA
2.2 ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS
2.3 ÁREA ADMINISTRATIVA
2.4 ÁREA INFORMÁTICA
2.5 ÁREA DE GESTÃO ACADÊMICA (GRADUAÇÃO)
2.6 ÁREA DE GESTÃO ACADÊMICA (PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA)
2.7 ÁREA DE GESTÃO ACADÊMICA (EXTENSÃO)
3. PRINCIPAIS DESAFIOS E AÇÕES FUTURAS PARA O CI
3.1 GRADUAÇÃO
3.2 PÓS-GRADUAÇÃO
3.3 PESQUISA E EXTENSÃO
3.4 INFRAESTRUTURA
3.5 ADMINISTRAÇÃO
O Centro de Informática (CI) foi apresentado para a comunidade acadêmica da UFPB pelo Prof. Guido Lemos em reunião realizada no Auditório da Reitoria, em 17/12/2011. Esse foi um marco no crescimento da área de Tecnologia da Informação na nossa Instituição. Oriundo do Departamento de Informática – CCEN, o CI é composto por três Departamentos, quatro Cursos de Graduação, três Cursos de Pós-Graduação e um Núcleo de Pesquisa e Extensão (NPE/LAVID). A Resolução 25/2011 CONSUNI normatiza a estrutura do centro.
O CI desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Computação, objetivando a formação profissional de excelência conforme Projetos Pedagógicos dos cursos criados principalmente para atender o Programa de Expansão Universitária – REUNI/UFPB.
A justificativa de criação do Centro de Informática (CI) da UFPB foi o crescimento do anterior Departamento de Informática, que passou a oferecer, além dos iniciais cursos de graduação em Ciência da Computação (1985) e Mestrado em Informática - PPGI (2004), três novos cursos de graduação. Sendo estes: o curso de Engenharia de Computação (2011), o curso de Matemática Computacional (2012), e o recém-criado Curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial (2020). Além dos elencados, outros dois cursos de Pós-graduação foram criados, o curso de Modelagem Matemática e Computacional - PPGMMC (2014), e o curso de Computação, Comunicação e Artes - PPGCCA.
O CI conta, atualmente, com 29 (vinte e nove) servidores técnico-administrativos, aproximadamente 62 (sessenta e dois) docentes vinculados aos seus 3 (três) departamentos: Departamento de Computação Científica - DCC, Departamento de Informática - DI e Departamento de Sistemas de Computação - DSC, que também atuam em seus 3 (três) programas de pós-graduação.
Mesmo enfrentando uma série de desafios em razão das restrições orçamentárias, a gestão da Direção de Centro, em 2023, visou a garantia da infraestrutura física e organizacional mínimas para o adequado funcionamento das atividades fins de Ensino, Pesquisa e Extensão, bem como das atividades meios administrativas. Nesse artefato, visamos apresentar os resultados obtidos no exercício de 2023, e seus reflexos nas atividades operacionais administrativas e de Ensino, Pesquisa e Extensão à comunidade acadêmica do CI.
DIREÇÃO DO CENTRO
Direção
Lucidio dos Anjos Formiga Cabral
Vice-Direção
Tiago Maritan Ugulino de Araújo
Secretaria
Danniel Juliano Serrano Macedo
ASSESSORIAS
Assessoria Administrativa
Daniel de Cruz França
Assessoria de Comunicação e Marketing
Diolinda Madrilena Feitosa Silva
Assessoria de Extensão
Giorgia de Oliveira Mattos
Assessoria de Finanças
Maria Suzana Guerra de Oliveira
Assessoria de Gestão de Pessoas
Daniel de Cruz França
Assessoria de Graduação
Bruno Petrato Bruck
Assessoria de Internacionalização
Tiago Maritan Ugulino de Araújo
Assessoria de Planejamento
Camilo Sobreira Duarte Filho
Assessoria de Pós-Graduação e Pesquisa
Fernando Menezes Matos
Assessoria de Tecnologia
Clístenes Angelus da Silva Inácio
Biblioteca Setorial
Rogério Ferreira Marques
DEPARTAMENTOS ACADÊMICOS
Departamento de Computação Científica
Bruno Jefferson de Souza Pessoa
Departamento de Informática
Daniela Coelho Batista Guedes Pereira
Departamento de Sistemas de Computação
Tiago Pereira do Nascimento
COORDENAÇÕES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO
Bacharelado em Ciência da Computação
Leandro Carlos Souza
Bacharelado em Ciência de Dados e Inteligência Artificial
Teobaldo Leite Bulhões Junior
Bacharelado em Engenharia de Computação
Josilene Aires Moreira
Licenciatura em Computação à Distância
Kely Diana Villacorta Villacorta
Bacharelado em Matemática Computacional
Roberto Quirino do Nascimento
COORDENAÇÕES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO
Programa de Pós-Graduação em Informática
Gilberto Farias de Souza Filho
Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional
Antonio José Boness dos Santos
Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes
Carlos Eduardo Coelho Freire Batista
2 RELATÓRIO DE GESTÃO DO CENTRO DE INFORMÁTICA
Nessa seção serão apresentadas as principais ações efetuadas pela gestão do CI no exercício de 2023, relacionando-as com os objetivos estratégicos do PDI da UFPB de 2019-2023.
Perspectiva: Orçamento
Objetivo Estratégico - ORC.01: Assegurar uma gestão orçamentária e financeira participativa e eficiente, priorizando as ações estratégicas.
A execução orçamentária e financeira do CI teve seu lastro no processo de número 23074.060804/2022-81, que apresentou ao Centro de Informática a Proposta Orçamentária com os recursos que seriam disponibilizados para execução no exercício financeiro de 2023. De acordo com esse processo, CI disporia de um total de R$ 97.383,00 para Despesas de Custeio e R$ 13.595,00 para Despesas de Capital para execução no ano de 2023. Do total de recursos para Despesas de Custeio, a quantia de R$ 22.165,56 foi destinada à contratação de 2 (dois) estagiários para atendimento de demandas da Biblioteca Setorial do Centro.
Em 14 de março de 2023, foi aberto o processo de número 23074.023240/2023-74, que facultava ao Centro a alteração de categoria econômica de recursos de Custeio para Capital e também apresentava o Orçamento do Centro após contingenciamentos. Após esse contingenciamento, os recursos de Custeio ficaram estabelecidos em R$ 85.113,00 e os de Capital em R$ 11.882,00.
Na Tabela 1, é apresentada a proposta inicial de distribuição dos recursos do CI em 2023.
Tabela 1. Proposta Inicial Orçamentária do CI em 2023
PLANO INTERNO |
CUSTEIO |
CAPITAL |
M0000G19CIN – C.I |
R$ 44.947,44 |
R$ 29.882,00 |
V0000N01EIN - ESTAGIÁRIOS DO CI |
R$ 22.165,56 |
|
Após a análise do histórico da execução orçamentária de anos anteriores do Centro, o levantamento do estoque disponível no almoxarifado do CI e reuniões deliberativas, foi decidido pela alteração do valor de R$ 18.000,00 da célula de Custeio para a de Capital, com o objetivo de adquirir itens necessários às atividades do Centro. Depois desta alteração, a distribuição de recursos do Centro de Informática ficou de acordo com a Tabela 2.
Ainda nesse exercício financeiro, de acordo com o Processo de número 23074.044523/2023-61 houve uma Suplementação Orçamentária de R$ 22.861,24, correspondente à recomposição de 12,60% acrescido de uma suplementação de 8% dos recursos da unidade. Esse valor foi remanejado na forma de R$ 19.861,24 para Custeio e R$ 3.000,00 para Capital.
Depois dessa movimentação, o Centro de Informática passou a dispor de um orçamento para Custeio e Capital conforme a Tabela 2.
Tabela 2. Proposta Orçamentária do CI em 2023, após a alteração de parte dos recursos de Custeio para Capital e da Suplementação
PLANO INTERNO |
CUSTEIO |
CAPITAL |
M0000G19CIN – C.I |
R$ 64.808,68 |
R$ 32.882,00 |
V0000N01EIN - ESTAGIÁRIOS DO CI |
R$ 22.165,56 |
R$ 0,00 |
O percentual de execução de cada uma dos elementos de despesa com créditos de Custeio no Plano Interno M0000G19CIN – C.I, após todos os remanejamentos realizados, ocorreu de acordo com a Tabela 3.
Tabela 3. Execução orçamentária dos créditos de Custeio de acordo com os elementos de despesa
Descrição |
Disponível |
Empenhado |
Executado |
Diárias - Pessoal Civil |
R$ 12.165,40 |
R$ 11.024,91 |
90,62% |
Outros Serviços - Pessoa Física* |
R$ 5.693,57 |
R$ 5.693,57 |
100 % |
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica** |
R$ 10.642,26 |
R$ 10.642,26 |
100 % |
Passagens |
R$ 16.562,48 |
R$ 15.983,84 |
96,50% |
Material de Consumo |
R$ 7,534,03 |
R$ 7,534,03 |
100% |
Material de Consumo Almoxarifado virtual |
R$ 4451,76 |
R$ 4451,76 |
100% |
Serviços de tecnologia da Informação e Comunicação*** |
R$ 5.712,00 |
R$ 5.712,00 |
100% |
Estagiária de Arquitetura para Desenvolvimento de Projetos |
R$ 3.023,94 |
R$ 3.023,94 |
100% |
Total |
R$ 64.808,68 |
R$ 64.066,31 |
98,85% |
*Despesa com Diárias de Colaborador Eventual e com ônibus para viagem
** Incluídas as despesas com pagamento de inscrição e taxas bancárias.
*** Despesa relativa à franquia de impressão e cota extra.
Do total de recursos da distribuição final em custeio do PI M0000G19CIN – C.I, considerados os remanejamentos nesse PI e os originários do PI V0000N01EIN - ESTAGIÁRIOS DO CI, foram empenhados R$ 64.066,31 (ver Figura 1), o que representa 98,85% dos recursos alocados. No Plano Interno V0000N01EIN - ESTAGIÁRIOS DO CI, foram empenhados R$ 22.165,56, para a contratação de dois estagiários para o apoio às atividades da biblioteca setorial do CI.
Do total dos créditos em Material Permanente detalhados pela CODEOR e remanejados por decisão da Direção do Centro, um total de R$ 31.884,13 foi empenhado, correspondente a 96,96% dos recursos. (ver Figura 2).
Figura 1. Execução dos recursos de custeio do CI no ano de 2023
Figura 2. Execução dos recursos de capital do CI no ano de 2023
Perspectiva: Pessoas
Objetivo Estratégico - PInf.P.01. Capacitar e qualificar os servidores em áreas estratégicas.
As ações de capacitação abrangeram uma variedade de áreas, incluindo metodologias de aprendizagem e avaliação, utilização de sistemas, medidas de saúde ocupacional, e avanço acadêmico por meio de cursos de pós-graduação.
Durante o exercício 2023, foram realizadas iniciativas para qualificar e promover a capacitação de dois servidores em cursos de pós-graduação, em níveis de mestrado e doutorado. Além disso, os servidores foram capacitados por meio da participação em cursos especializados, tais como planejamento e elaboração de Plano de Contratações Anual, cursos de línguas estrangeiras, e capacitação para aplicação do Modelo Referencial de Dimensionamento da Força de Trabalho.
Com o intuito de assegurar a excelência nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e serviços administrativos, o Centro de Informática (CI) suportou financeiramente despesas relacionadas à participação em eventos e viagens para apresentação de trabalhos e publicações dos docentes e técnicos administrativos em eventos técnico-científicos.
Essas ações de capacitação foram fundamentais para fortalecer o corpo de servidores, contribuindo para o aprimoramento contínuo das atividades desenvolvidas pelo CI. O investimento em qualificação reflete o compromisso com a excelência e a constante busca pela melhoria dos serviços prestados.
Perspectiva: Segurança
Objetivo Estratégico - PInf.Se.01. Prover a segurança das pessoas, do patrimônio e da informação.
No que se refere à promoção da segurança, foram mantidas e aprimoradas as iniciativas destinadas a assegurar a segurança das pessoas e do patrimônio no Centro de Informática. Especial atenção foi dada à supervisão e fiscalização dos serviços de segurança patrimonial, com o intuito de garantir um ambiente seguro para todos os membros da comunidade.
As atividades de prestação de serviços de portaria foram mantidas e direcionadas de forma a promover a segurança do patrimônio físico e das pessoas que compõem o ambiente do Centro de Informática. Essas medidas visam não apenas proteger os bens materiais, mas também garantir o bem-estar e a integridade dos membros da comunidade, contribuindo para um ambiente de trabalho e estudo seguro e tranquilo.
A continuidade dessas ações reflete o compromisso institucional com a segurança e o cuidado com o patrimônio e as pessoas, demonstrando a importância atribuída a esses aspectos para o bom funcionamento e a qualidade do ambiente no Centro de Informática.
Perspectiva: Infraestrutura
Objetivo Estratégico - PInf.IF.01. Modernizar e adequar a infraestrutura física
Entre as iniciativas realizadas para alcançar esse objetivo, destacam-se:
-
Reforma do Ambiente Físico do Laboratório de Hardware/Eletrônica: Foram realizadas intervenções significativas para melhorar e atualizar o espaço físico do laboratório, visando proporcionar um ambiente mais adequado para as atividades desenvolvidas.
-
Instalação da Infraestrutura de Redes e Elétrica do Laboratório de Hardware/Eletrônica: Foram feitas instalações para suportar as demandas de rede e energia elétrica necessárias para o funcionamento eficiente do laboratório.
-
Execução de Melhorias na Rede Elétrica do Prédio Anexo: Foram realizadas intervenções para otimizar a rede elétrica do prédio anexo, garantindo uma distribuição adequada de energia para os diferentes espaços e equipamentos.
-
Reestruturação da Rede Elétrica dos Laboratórios do Terceiro Andar do Prédio do Centro de Informática: Foram realizadas ações para modernizar e melhorar a rede elétrica dos laboratórios localizados no terceiro andar do prédio principal, visando garantir um fornecimento estável de energia para as atividades realizadas nesses espaços.
-
Instalação de Novos Equipamentos de Ar-Condicionado: Foram adquiridos e instalados novos equipamentos de ar-condicionado para proporcionar um ambiente de trabalho mais confortável e adequado às necessidades dos usuários.
Essas ações representam um esforço contínuo para modernizar e adequar a infraestrutura física do Centro de Informática, contribuindo para a melhoria das condições de trabalho e o desenvolvimento das atividades realizadas neste ambiente.
Objetivo Estratégico - PInf.IF.02. Assegurar as aquisições e os serviços gerais e de manutenção necessários ao funcionamento da instituição
Entre as iniciativas realizadas para alcançar este objetivo, destacam-se:
-
Manutenção dos Serviços de Limpeza e Conservação: Foram mantidos os serviços de limpeza e conservação das instalações, garantindo um ambiente limpo e adequado para os colaboradores e usuários do Centro.
-
Manutenção Corretiva de Diversos Aparelhos de Ar-Condicionado: Foram realizadas intervenções de manutenção corretiva em diversos aparelhos de ar-condicionado, assegurando seu funcionamento eficiente e contribuindo para o conforto térmico dos espaços.
-
Realização de Serviços Diversos de Manutenção Hidráulica e Elétrica: Diversos serviços de manutenção hidráulica e elétrica foram realizados, abrangendo desde reparos pontuais até intervenções mais abrangentes para garantir o bom funcionamento das instalações e equipamentos.
-
Essas ações representam o compromisso contínuo do Centro de Informática em garantir a disponibilidade e o bom funcionamento dos recursos necessários para suas operações diárias, contribuindo para um ambiente de trabalho seguro, funcional e produtivo.
Perspectiva: Infraestrutura
Objetivo Estratégico - PInf.IF.02. Assegurar as aquisições e os serviços gerais e de manutenção necessários ao funcionamento da instituição.
-
Inauguração do novo Laboratório de Hardware/Eletrônica do CI;
-
Reorganização e implementação de melhorias nos Laboratórios de Ensino T07, CI-106 e CI-105, para melhor atendimento às disciplinas com atividades práticas;
-
Manutenção e suporte nos computadores dos laboratórios de ensino do CI;
-
Manutenção geral nos equipamentos de rede, servidores e serviços computacionais utilizados pelo CI;
-
Manutenção geral nos sites dos cursos e laboratórios do CI;
-
Verificação e reparo de falhas na estrutura de rede;
-
Ação em conjunto com o STI para mitigar problemas na Rede do centro;
-
Implementação de melhorias no Sistema de Apoio a Decisão do Centro de Informática (SACI), incluindo um novo frontend Web para visualização da alocação de salas de aula;
2.5 ÁREA DE GESTÃO ACADÊMICA (GRADUAÇÃO)
Perspectiva: Gestão Acadêmica
Objetivo Estratégico - PI.GAc.01. Fortalecer o desempenho acadêmico e PI.GAd.01: Desenvolver e executar rotinas participativas de planejamento, avaliação e controle;
Durante o ano de 2023, foram realizadas várias ações com o intuito de tentar prover a melhor experiência de ensino possível aos discentes do CI. Uma ação desenvolvida que merece destaque foi a aprovação do novo Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Bacharelado em Ciências da Computação pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da UFPB, que incluiu uma série de melhorias no fluxograma do curso e na creditação da extensão no currículo do curso. É importante ressaltar que o curso de Bacharelado em Ciências da Computação foi o primeiro curso da UFPB a ter a creditação de extensão aprovada em seu PPC.
Além disso, também merece destaque o reconhecimento do curso de Bacharelado em Ciências de Dados e Inteligência Artificial do CI que recebeu o conceito 05, a nota máxima, em sua primeira avaliação pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) do Ministério da Educação (MEC), realizada em Outubro de 2023. Em 2023, o curso de Bacharelado em Matemática Computacional do CI, que encontra-se em processo de extinção, também foi avaliado e reconhecido pelo INEP/MEC, e recebeu o conceito 03.
Através de diligências realizadas pela Direção do Centro de Informática da UFPB junto a Reitoria, também foi criado o serviço de atendimento de enfermagem para primeiros socorros dos alunos e servidores do do CI e do CTDR na Unidade Mangabeira. Esse serviço de enfermagem soma-se, portanto, ao serviço de atendimento psicológico que foi implantado em 2022. Para implementação dessa ação, foi alocada uma sala nas instalações do CI para a realização dos primeiros socorros, e foi designada, pela Reitoria, uma Enfermeira para realizar os atendimentos nos cinco dias da semana exclusivamente na Unidade Mangabeira.
Em 2023, também foi inaugurado o novo Laboratório de Hardware/Eletrônica do CI, que fica localizado no Edifício Anexo ao CI, e que conta atualmente com 30 computadores, doados pela reitoria, além de equipamentos eletrônicos diversos e softwares, que são utilizados nas disciplinas práticas de Hardware e Eletrônica do curso de Bacharelado em Engenharia da Computação do CI.
Destaque-se também, a criação da Resolução CI Nº 01/2023, aprovada pelo Conselho do Centro de Informática, que estabeleceu critérios gerais para elaboração, defesa e avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos cursos do CI/UFPB. Em síntese, a aprovação dessa resolução criou uma padronização dos procedimentos de elaboração, defesa e avaliação dos TCCs para todos os cursos do CI, servindo de diretriz para todos os colegiados de curso do CI.
Foram também implementadas melhorias no Sistema de Apoio à Decisão do Centro de Informática (SACI), incluindo um novo frontend Web, que permite que a comunidade acesse a alocação de salas de aula gerada pelo SACI em uma página Web.
É importante destacar também que todas essas ações têm impulsionado a procura dos alunos pelos cursos do CI. No ENEM/SISU 2023, os três principais cursos de Graduação do CI (Bacharelado em Ciências da Computação, Bacharelado em Engenharia da Computação e Bacharelado em Ciência de Dados e Inteligência Artificial) estiveram entre os 10 cursos de maior nota de corte da UFPB.
Sintetizando, as principais ações desenvolvidas na área de gestão acadêmica da graduação durante o ano de 2023 foram as seguintes:
-
Aprovação do novo PPC do curso de Bacharelado em Ciências da Computação pelo CONSEPE/UFPB;
-
Reconhecimento e Avaliação do curso de Bacharelado em Ciências de Dados e Inteligência Artificial do CI pelo INEP/MEC, que recebeu o conceito 05 (nota máxima);
-
Reconhecimento e Avaliação do curso de Bacharelado em Matemática Computacional pelo INEP/MEC, que recebeu o conceito 03;
-
Criação, junto à Reitoria, do Serviço de Atendimento em Enfermagem em Primeiros Socorros para os estudantes e servidores do CI e do CTDR na Unidade Mangabeira;
-
Inauguração do novo Laboratório de Hardware/Eletrônica do CI;
-
Criação da Resolução CI No 01/2023, aprovada pelo Conselho do Centro de Informática, que estabeleceu critérios gerais para elaboração, defesa e avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos cursos do CI/UFPB.
-
Implementação de melhorias no Sistema de Apoio a Decisão do Centro de Informática (SACI);
-
Realização de várias reuniões de planejamento estratégico com coordenadores de curso e chefes de departamento, com o intuito de discutir eventuais problemas enfrentados nos cursos de graduação do CI decorrentes de evasão e abandono dos estudantes, de como mitigar os problemas dos estudantes em razão da pandemia, de como divulgar e comunicar melhor as ações e projetos do CI para os nossos estudantes, entre outros;
-
Realização de reuniões com a PRG para tratar sobre a minuta de creditação da extensão na UFPB;
-
Assistência em ações ou informações que envolvessem a graduação;
2.6 ÁREA DE GESTÃO ACADÊMICA (PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA)
Perspectiva: Gestão Acadêmica
Objetivo Estratégico - PI.GAc.01. Fortalecer o desempenho acadêmico e PI.GAc.03: Incentivar a produção acadêmica e a inovação científica e tecnológica.
No âmbito da Pós-Graduação, em 2023, o principal resultado foi a aprovação do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) do CI pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). É importante destacar que a criação desse curso de doutorado era um sonho de toda a comunidade do CI, que trabalhou intensamente nos últimos anos para viabilizá-lo.
Em 2023, também foi lançado o primeiro edital de seleção de alunos de Doutorado do PPGI, e as aulas do curso de Doutorado estão programadas para serem iniciadas em Março de 2024.
Além disso, em 2023, foram também realizadas várias ações e reuniões com o intuito de prover a melhor experiência de ensino possível aos alunos, bem como tentar minimizar os problemas enfrentados nos trabalhos de dissertação que vinham sendo desenvolvidos pelos nossos discentes. Além disso, os professores e servidores técnico-administrativos do CI também realizaram várias reuniões internas para planejamento estratégico, e auto-avaliação dos seus programas de pós-graduação.
As principais ações desenvolvidas no âmbito da Pós-Graduação e Pesquisa foram as seguintes:
-
Aprovação do curso de Doutorado do PPGI pela CAPES;
-
Realização de várias reuniões de planejamento estratégico com o colegiado do PPGI, com para tentar minimizar os problemas enfrentados nos trabalhos de dissertação que vinham sendo desenvolvidos dos discentes do CI;
-
Criação, junto à Reitoria, do Serviço de Atendimento em Enfermagem em Primeiros Socorros para os estudantes e servidores do CI e do CTDR na Unidade Mangabeira;
-
Divulgação a docentes e discentes, de oportunidades de fomento à pesquisa no âmbito interno ou externo à UFPB, a exemplo da Iniciação Científica;
-
Participação em reuniões junto ao Comitê de Iniciação Científica visando acompanhar o processo das atividades de iniciação científica;
-
Assistência em ações ou informações que envolvessem a pós-graduação e pesquisa;
2.7 ÁREA DE GESTÃO ACADÊMICA (EXTENSÃO)
Perspectiva: Gestão Acadêmica
Objetivo Estratégico - PI.GAc.01. Fortalecer o desempenho acadêmico
-
Divulgação dos editais de extensão para os docentes;
-
Acompanhamento de processo de seleção de discentes para os projetos de extensão junto aos coordenadores;
-
Organização de documentação de cadastramento dos discentes bolsistas;
-
Assessoria técnica aos coordenadores dos projetos de extensão;
-
Acompanhamento de demandas dos bolsistas extensionistas do CI.
3. PRINCIPAIS DESAFIOS E AÇÕES FUTURAS PARA O CI
A gestão do CI possui diversos desafios, metas e ações planejadas para os próximos anos para melhoria dos seus cursos de Graduação, Pós-Graduação, além de melhorias no âmbito da Pesquisa, Extensão, Administração e Infraestrutura. Dentre as principais metas e ações, podem-se destacar:
Metas:
-
Fortalecer os atuais cursos de graduação do CI;
-
Melhorar avaliação dos cursos do CI no ENADE;
-
Reduzir a evasão e o abandono dos nossos cursos;
-
Melhorar apoio pedagógico e psicológico aos alunos;
-
Melhorar a captação e atração de alunos pros nossos cursos;
-
Melhorar a comunicação interna com alunos;
-
Fomentar o empreendedorismo.
Ações Planejadas:
-
Revisão dos PPCs dos cursos de Engenharia da Computação e Ciência de Dados e Inteligência Artifical do CI;
-
Mapear o perfil da evasão dos cursos do CI;
-
Levantamento de boas práticas em cursos de excelência;
-
Implementar estratégia de Auto-Avaliação dos Cursos;
-
Melhorar preparação dos alunos para prova do ENADE;
-
Criar plano de comunicação/marketing para divulgar os nossos cursos;
-
Incluir informações sobre casos de sucesso com egressos no site do CI e em redes sociais;
-
Incentivo a participação dos alunos em Congressos;
-
Organizar eventos/workshops para melhorar comunicação interna/externa com nossos alunos;
-
Incluir disciplinas de empreendedorismo nos PPCs dos cursos de graduação do CI;
Metas:
-
Fortalecer os nossos atuais cursos de Pós-Graduação;
-
Melhorar conceito dos Programas na CAPES;
-
Melhorar estratégia de Auto-Avaliação dos Programas;
-
Aprimorar estratégia de captação de projetos e alunos;
-
Melhorar apoio pedagógico e psicológico aos alunos;
-
Melhorar estratégia de articulação entre pesquisadores para participação em editais.
Ações Planejadas:
-
Levantamento de boas práticas em cursos de excelência;
-
Implementar novas estratégia de Auto-Avaliação dos Programas;
-
Fomentar a publicação em periódicos Open-Access;
-
Atrair professores-pesquisadores seniores para reforçar os PPGs do CI;
Metas:
-
Impulsionar captação de Projetos do CI;
-
Propor modelos de contrapartidas nos projetos captados com o apoio dessa política/estrutura de captação do CI/UFPB;
-
Priorizar contrapartida para infra-estrutura e equipamentos;
-
Fortalecer articulações regionais (Polos de Tecnologia da Paraíba, Núcleo de IA em parceria com UFPE, UFRN, UFAL, UFRPE, etc.);
-
Ampliar cooperação com outros centros da UFPB;
-
Preparar projetos de grande porte para editais recorrentes, como os editais da Finep, CAPES, CNPq, que exijam submissões em grandes equipes.
Ações Planejadas:
-
Criar Portfólio Institucional do CI;
-
Definir estratégia de divulgação do Portfólio;
-
Definir política/estratégia de captação;
-
Criação de modelo de contrapartidas;
-
Manter página Web do CI atualizada.
-
Melhorar a infraestrutura para a extensão;
-
Promover encontros de divulgação de pesquisas/extensão internos ao CI;
Metas:
-
Gestões junto à reitoria para melhorar nossa infraestrutura;
-
Utilizar parte significativa da possíveis contrapartida dos projetos na melhoria da infraestrutura;
-
Estudar alternativas para melhorar qualidade da nossa rede sem fio;
Ações Planejadas:
-
Mapeamento da situação atual da nossa infraestrutura;
-
Gestão política junto à reitoria para mostrar nossa situação e necessidade de melhorias;
-
Criar estrutura de vigilância com câmeras, controle de acesso;
-
Fomentar projetos internos de professores e alunos para melhoria da infraestrutura, como sistemas de vigilância, controle de energia, agendamento de salas e recursos etc;
-
Criar uma gestão de demandas do CI, e ligá-las às contrapartidas obtidas pela captação de projetos dos laboratórios;
-
Reivindicar melhoria na segurança da Unidade Mangabeira;
-
Criação/Implantação do laboratório de robótica;
Metas:
-
Atualizar o Plano Estratégico do CI a partir de demandas levantadas e debatidas junto a sua comunidade;
-
Preparar o novo Plano Setorial do CI conforme exigências estabelecidas na revisão do PDI vigente;
-
Organizar a coleta de demandas e problemas da comunidade do CI;
-
Definir um fluxo de processo para acompanhamento das demandas e problemas atendidos;
-
Organizar um Observatório de Dados para o CI;
-
Redefinir a política de alocação de recursos para os departamentos.
Ações Planejadas:
-
Atualização do Plano Estratégico para o CI;
-
Criar instrumentos para coletar demandas e problemas da comunidade do CI;
-
Definição de um fluxo de processo para acompanhamento das demandas e problemas atendidos;
-
Plano para mudança de cultura e envolvimento de todos na missão do CI;
-
Fomentar a participação dos professores do CI nos colegiados superiores e cargos de gestão.