Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > CI oferece curso de Microinformática para jovens de quatro comunidades
conteúdo

Notícias

CI oferece curso de Microinformática para jovens de quatro comunidades

Projeto tem apoio da Secretaria do Orçamento Participativo da Prefeitura e Syncro
última modificação: 25/06/2021 21h25

O Centro de Informática (CI) da UFPB, localizado no campus de Mangabeira, abre suas portas a jovens de quatro comunidades do entorno para oferecer curso de Microinformática Básica. A ação, que favorece a formação dos estudantes para o mercado de trabalho, foi iniciada, sábado, 11, com a primeira aula para 20 adolescentes do Portal do Sol, Rio do Cabelo, Jacarapé e Vila Vitória.

Os jovens, acompanhados de pais e familiares, foram recepcionados, às 8h30, pelo vice-diretor do CI, Lucídio Cabral; pela equipe do Programa de Educação Tutorial (PET) do CI, e pela assessora de Comunicação do CI, jornalista Madrilena Feitosa.

A abertura do curso, no auditório da unidade acadêmica, contou com a presença do secretário do Orçamento Participativo (OP) de João Pessoa, Francisco José , e dos representantes do OP, Aldaíres Rodrigues e Josemar Matias da Siva, além de Bruno Proença, gerente de Desenvolvimento da Syncro, empresa que desenvolve soluções na área de informática e apoiadora dessa ação de extensão universitária.

 

Em sua mensagem aos jovens alunos, o vice-diretor do CI informou que a universidade pública é um importante espaço de produção, acumulação e disseminação de conhecimento e que a extensão é uma das ações da UFPB que possibilita o compartilhamento desses saberes com a comunidade.

Ele ressaltou que o curso é apenas a primeira iniciativa do Centro, visando oferecer capacitação em Informática para moradores dessas áreas próximas ao campus de Mangabeira, adiantando que existe a possibilidade de os participantes serem engajados em cursos de níveis mais avançados, a exemplo do que prepara alunos de escolas públicas para a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI).

 

O secretário do Orçamento Participativo, Francisco José, disse que o CI dá um exemplo de inclusão digital ao proporcionar uma formação dessa natureza para estudantes de comunidades onde problemas sociais e econômicos dificultam o acesso ao ensino superior. “Com essa iniciativa, o CI transcende barreiras físicas e leva educação de qualidade para a sociedade”, afirmou, destacando também a importância da parceria entre a UFPB e a Prefeitura.

O curso de Microinformática Básica está sendo ministrado por uma equipe de alunos dos cursos de Engenharia da Computação, Ciência da Computação e Matemática Computacional, todos integrantes do PET, sob a orientação do professor Lucídio Cabral. A carga horária é de 16 horas e as aulas são realizadas aos sábados, em um laboratório equipado com computadores conectados à internet.