Notícias
Dois docentes do CI estão entre os mais influentes em ranking internacional de produção científica
Os nomes dos professores Anand Subramanian e Liliane Machado, do Centro de Informática (CI) da UFPB, aparecem dentre os pesquisadores mais influentes no mundo da ciência, na atualidade. Eles estão classificados no ranking internacional AD Scientific Index 2021 entre os 10 mil principais cientistas da América Latina. O índice é uma classificação que apresenta a produtividade total e os valores dos últimos 5 anos do índice i10 (número de publicações com, no mínimo, 10 citações), índice h (resultado do equilíbrio entre o número de publicações e o número de citações), baseados em pontuações e no número de citações no Google Acadêmico, envolvendo quase um milhão de cientistas de 11.940 instituições, em 195 países, classificadas em 11 regiões de interesse (incluindo América Latina e Brics).
O AD Scientific Index reconhece o professor Anand Subramanian como o 11º cientista da América do Sul, o 7º do Brasil e o 1º da UFPB na área de "Decision science and operations management". Já a docente Liliane Machado se destaca em 1º lugar da UFPB na área de "Computer Science" e ocupa, também na UFPB, o privilegiado 5º lugar em "Engeneering & Tecnology". No Brasil, ela alcança a posição 167, na área de "Computer Science". No ranking da América do Sul para a mesma área, a cientista obtém o lugar 211.
Considerando o ranking da América Latina dos 10 mil principais cientistas, a UFPB aparece na classificação com 66 pesquisadores, conquistando a 29ª posição na lista divulgada pelo AD Scientific Index, composta por 453 Instituições de Ensino Superior.
No mais recente levantamento divulgado pelo AD Scientific Index, a UFPB também aparece em relevo no ranking dos 10 mil principais cientistas dos países membros do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), com 28 pesquisadores listados. A Universidade ocupa a 77ª posição entre as 1.033 Instituições de Ensino Superior (IES) que compõem a lista.
Entre as IES brasileiras listadas no ranking do Brics, a UFPB ocupa a 20ª posição, entre outras duas federais de estados vizinhos. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) aparece na lista na 19ª colocação, com 29 pesquisadores, enquanto a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ocupa a posição 25 no país, com 22 cientistas.
FONTE: Assessoria de Comunicação do CI, AD Scientific Index e ASCOM da UFPB