CNPq destaca pesquisa de professor do CI/UFPB que desenvolve algoritmos para reduzir custos com transporte

fevereiro 5, 2019

O portal do CNPq, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, destacou, ontem, em seu portal de notícias, pesquisa internacional, liderada pelo professor Anand Subramanian, do Centro de Informatica (CI) da UFPB, que desenvolve os chamados algoritmos “altamente competitivos”, capazes de reduzir custos com transporte de produtos.

Anand Subramanian, que atualmente é professor do Departamento de Sistemas de Computação do CI e membro do Laboratório de Sistemas Embarcados e Robótica (Laser), trabalha em equipe na construção de algoritmos, com a finalidade de elaborar um plano de roteamento de veículos que minimize os gastos das empresas de logística com o transporte de produtos. Isso porque o preço final de uma mercadoria sofre considerável acréscimo devido aos gastos obtidos através de sua distribuição.

“Você tem uma frota de veículos e um conjunto de clientes com demanda por entrega ou coleta. Então, a ideia é atender esses clientes minimizando a soma dos custos do deslocamento dos veículos. Mas isso é muito complicado de ser resolvido”, afirma Subramanian, que é bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Justamente por sua aplicabilidade e importância, o Problema de Roteamento de Veículos( PRV) é um dos problemas de distribuição logística mais conhecidos e estudados por pesquisadores no mundo inteiro, de acordo com o pesquisador.

Notícia completa no site do CNPq.

FONTE: Assessoria de Comunicação do CI e CNPq