Conferência da Escola Brasileira de Lógica em João Pessoa

março 28, 2019

Docentes do CI integram comissão organizadora de maior evento de Lógica do país

Os principais avanços no campo da Lógica, em nível internacional, serão apresentados e discutidos, em João Pessoa, em um dos maiores eventos da área já realizados no Brasil.

Trata-se da Conferência da Escola Brasileira de Lógica (EBL), que está sendo organizada por pesquisadores do Centro de Informática (CI), do Departamento de Filosofia da UFPB e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e que acontecerá entre 6 e 10 de maio, no hotel Nord Luxxor, na praia de Tambaú.

Cientistas de renome internacional confirmaram presença na EBL. A programação prevê a participação de Catarina Dutilh-Novaes (VU Amsterdam, Holanda); Eberhard Guhe (Instituto Harvard-Yenching / Universidade Fudan, Estados Unidos); Edward Zalta (Stanford , Estados Unidos); Elaine Pimentel (Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN); Frank Sautter (Universidade Federal de Santa Maria – UFSM); Luis Soares Barbosa (Universidade do Minho- Portugal); Mario Benevides (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ) e Mirna Dzamonja (Universidade de East Anglia, Inglaterra).

As inscrições de artigos científicos já foram encerradas e esta edição da EBL acolheu, particularmente, os pesquisas sobre o ensino de Lógica, de modo a estimular o desenvolvimento de métodos e estratégias de ensino e aprendizagem nesse campo do conhecimento.

Serão apresentados estudos nas áreas Lógica Filosófica e Matemática, e Aplicações; História e Filosofia da Lógica;
Lógica e Aplicações Não Clássicas; Filosofia das Ciências Formais; Fundações de Ciência da Computação, Física e Matemática; Educação Lógica (Ensino de Lógica).

Na Filosofia, a Lógica trata das formas do pensamento em geral (dedução, indução, hipótese, inferência ) e das operações intelectuais que visam à determinação do que é verdadeiro ou não. A Lógica é também discutida nas disciplinas de Matemática e Ciência da computação.

A Comissão organizadora é integrada por Ricardo Sousa Silvestre (UFCG, co-presidente); Ana Thereza Dürmaier, do Departamento de Filosofia da UFPB (co-presidente); Garibaldi Sarmento, do Departamento de Filosofia da UFPB (co-presidente); Cezar A. Mortari (UFSC); Samuel Gomes da Silva (UFBA); Lucídio Cabral, vice-diretor do Centro de Informática (CI/UFPB); Wagner Sanz (Universidade Federal de Goiás – UFG); Tiago Massoni (UFCG); Bruno Petrato Bruck (CI/UFPB); Teobaldo Leite Bulhões Júnior (CI/UFPB); Andrei de Araujo Formiga (CI/UFPB); Pedro Carné (UFCG).

Contatos com o comitê organizador, através do e-mail: EBL2019contact@gmail.com

As inscrições podem ser efetuadas por meio da página da conferência, no link : https://goo.gl/forms/TqLOhI6K5RcBzjrI2

A programação completa do evento pode ser acessada no link: https://ebl2019.ci.ufpb.br/

FONTE: Assessoria de Comunicação do CI e EBL