Conferência “Migrações, fronteiras e cosmopolitismo” no CCHLA

novembro 24, 2015

migracoes-internacionaisA professora Luciana Chianca, coordenadora do projeto Pamin ( Patrimônio, Memória e Interatividade), realizado em parceria com o Núcleo Lavid-CI, convida para a conferência do antropólogo e pesquisador francês Michel Agier, nesta quarta-feira, 25, às 14h30, na Sala multimídia do CCHLA/ UFPB, sobre “Migrações, fronteiras e cosmopolitismo”.

O professor Michel Agier já lecionou no Brasil e vem pesquisando a antropologia dos deslocamentos e lógicas urbanas- espaços de reagrupamento de populações deslocadas, refugiadas e exiladas, primeiro na Colômbia, e, posteriormente, na África negra.

Desde 2013 dirige o projeto “Paysage Global de Camps” na Agência Nacional de Pesquisa (ANR França) e investiga as relações entre globalização e movimentos migratórios, enfatizando as situações de trânsito, passagem ou fixação de migrantes e refugiados entre África, Oriente Próximo e Europa.

Na ocasião, haverá o lançamento das seguintes obras:
Encontros etnográficos: interação, contexto, comparação (2015: EDUFAL)
Migrações, descentramentos e cosmopolitismo : uma antropologia das fronteiras (2015: EDUFAL)

PROMOÇÃO:
Programa de Pós-graduação em Antropologia- UFPB, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
APOIO: Aliança Francesa