Consultora do Sebrae/PB fala de empreendedorismo em palestra no CI/UFPB

abril 10, 2018

Como e por que empreender no cenário atual de negócios, no qual predomina alta competitividade e um mercado saturado em vários segmentos?

Uma abordagem atual e esclarecedora sobre essa temática foi realizada para alunos e professores do Centro de Informática(CI), na última sexta-feira, 06, em palestra da consultora do Sebrae/PB, Alexsandra Gomes, sobre “Empreendedorismo em dois tempos”, no auditório da unidade de ensino.

A iniciativa é uma das ações estabelecidas na parceria entre a direção do CI e o Sebrae/PB, que visa despertar o potencial empreendedor da comunidade acadêmica e oferecer formação adequada para que alunos e docentes ampliem os horizontes e assumam uma postura de maior protagonismo na condução da vida profissional.

A palestrante, que é administradora de Empresas e especialista em Marketing, disse que há uma forte retração no mercado nacional em muito ramos de atividade e que na conjuntura atual não há espaço para amadorismo e nem acomodação, sendo a capacitação constante uma das principais armas para vencer a competitividade.

Aos participantes, ela apresentou dez características que formam o comportamento de um verdadeiro empreendedor: a busca de oportunidades e iniciativa, persistência, correr riscos calculados, exigência de qualidade e eficiência, comprometimento, busca de informações, planejamento e monitoramento sistemáticos, estabelecimento de metas, persuasão e rede de contatos, independência e autoconfiança.

Mas o que leva um profissional a sair da zona de conforto e empreender? A consultora do Sebrae exemplificou algumas razões: insatisfação no trabalho, desemprego, crise na carreira, oportunidade batendo à porta e escolha deliberada da carreira a seguir.

Na parceria entre Sebrae/PB e CI foi definida uma programação de atividades conjuntas, dentre elas uma reunião da equipe Sebrae com professores do Centro, que deverá acontecer dia 27 de abril, ocasião em que será discutida a realização de uma maratona de empreendedorismo, envolvendo docentes e o alunado, além do oferecimento de uma disciplina de empreendedorismo, possivelmente no próximo semestre.

Também compareceram à palestra o vice-diretor do CI, Lucídio Cabral, que fez a abertura do evento; a analista técnica do Sebrae/PB, Nelijane Ricarte, da Unidade de Educação Empreendedora, e Renata Câmara Avelino , jornalista e integrante da equipe do Programa Educação Empreendedora do Sebrae/PB.

No âmbito do CI, a organização do evento contou com a colaboração do professor Gustavo Peixoto de Oliveira, da Assessora de Comunicação Social Madrilena Feitosa e a direção do Centro.

FONTE: Assessoria de Comunicação do CI