Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso de Licenciatura em Computação a distancia do CI é reconhecido pelo MEC

Curso de Licenciatura em Computação a distancia do CI é reconhecido pelo MEC

última modificação: 20/07/2021 08h48

O curso de Licenciatura em Computação a distância do Centro de Informática (CI) da UFPB foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e recebeu conceito 03 em sua primeira avaliação. De acordo com o relatório da Diretoria de Avaliação de Educação Superior (DAES) do MEC, o curso está autorizado a continuar em funcionamento por atender aos requisitos de qualidade dispostos na legislação vigente.

Criado em maio de 2012, o curso de Licenciatura em Computação na modalidade EAD (Ensino a distância) é ofertado em 14 polos de apoio presencial e virtual em municípios da Paraíba, do Ceará, Bahia e Rio Grande do Norte e já atingiu o número de 465 alunos matriculados.

Antes de obter o reconhecimento, o curso passou por uma avaliação criteriosa de uma comissão da Diretoria de Avaliação de Educação Superior (DAES) do MEC. Em visita ao CI, os avaliadores Agnaldo Izidoro Souza e Giani Carla Ito mantiveram encontros com a equipe e coordenação e analisaram a evolução do curso em quatro dimensões: Organização didático-pedagógica, Corpo docente e tutorial, Infraestrutura e Requisitos legais e normativos.

Na categoria Organização didático-pedagógica, o curso recebeu conceito 2.8. Ao julgarem a dimensão Corpo docente e tutorial a comissão avaliadora decidiu conceder nota 4.4. Já no quesito Infraestrutura o curso recebeu conceito 3.1. Conforme o relatório do MEC, o curso foi aprovado por apresentar um perfil adequado de qualidade em todas as dimensões.

A coordenadora do curso de Licenciatura em Computação a distancia, Danielle Rousy, explicou que o menor conceito foi na categoria Organização didático-pedagógica e justifica-se pelo fato de os avaliadores terem considerado baixa a carga-horária da prática de ensino do curso.

Danielle Rousy explicou que a grade curricular do curso estabelece 2.800 horas de prática de ensino para os alunos, mas o MEC, em nova resolução, determina 3.200 horas. Ela disse que o curso de Licenciatura em Computação, assim como os demais cursos de EAD da UFPB, está se adequando às normas e tem prazo para cumprir a resolução até junho deste ano.

O curso se fundamenta na formação de professores que possam atuar no ensino da Computação na educação básica, além de promover a capacitação de profissionais capazes de usar tecnologias na educação.