Equipe do CI ministra cursos de TV Digital no Chile

outubro 5, 2016

Os professores do Centro de Informática (CI) da UFPB, Guido Lemos e Lincoln David, e a jornalista e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão Lavid/UFPB, Kellyanne Alves, ministraram, na semana passada, cursos de produção de conteúdos digitais e de desenvolvimento de aplicativos interativos em Ginga NCL na Faculdade de Comunicação da Universidad Católica do Chile e também na Universidad Tecnologica Metropolitana, em Santiago.

curso-tv-digital-chile-set-2016

A realização dos cursos é uma das ações previstas no acordo de cooperação técnica do ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial), firmado durante a adoção, pelo Chile, em 2009, do padrão de transmissão digital brasileiro. A iniciativa conta com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) do Brasil, da Secretária de Telecomunicações (Subtel) do Chile, Agência Brasileira de Cooperação (ABC), da Rede de Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e do Núcleo Lavid da UFPB.

curso-tv-digital-no-chile-set-2016

O curso dedicado à produção de conteúdos digitais em Ginga aconteceu nos dias 27 e 28 de setembro, na Faculdade de Comunicação da Universidade Católica, em Santiago. Na Casa Central da Universidade Tecnológica Metropolitana, em Santiago, foi realizada a segunda etapa do curso, direcionado à programação de aplicações interativas com Ginga-NCL para TV digital.

curso-tvd-chile-set-2016-1

Na programação também se abordou o processo de desligamento do sinal digital em curso no Brasil. Além dos ministrantes dos cursos, esteve na delegação brasileira o representante do MCTIC, William Zambelli. Participaram dos cursos profissionais das áreas de engenharia de telecomunicação, computação, membros de equipes de comunicação de emissoras televisivas, além de integrantes de empresas de telefonia e universidades chilenas.

FONTE: ASCOM/CI