II Escola Paraibana de Informática – Tecnologias Digitais para Promoção da Acessibilidade – Evento Integrante da Semana da Computação da UFPB

[FAÇA SUA INSCRIÇÃO] – Os primeiros inscritos presentes na II EPI serão presentados com o livro “Programando em NCL 3.0″ de Luiz Fernando Soares e Simone Barbosa. O livro foi gentilmente oferecido pela ANID – nossa parceira na II EPI.

A Primeira Escola Paraibana de Informática (EPI)realizada de 06 a 08 de abril de 2011 objetivou levar conhecimento, informar e debater temas relevantes da área de informática que estejam em evidência no país e no exterior. Tais ações proporcionam o enriquecimento acadêmico e profissional dos docentes, discentes e profissionais, bem como o fortalecimento do intercâmbio entre as universidades, instituições, indústrias e empresas da região. Nessa ocasião reunimos 150 participantes que aproveitaram palestras, workshops e minicursos.

A Segunda Escola Paraibana de Informática (II EPI) tem como meta atingir um público alvo de alunos dos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação, Engenharia de Computação e Matemática Computacional da nossa IES, bem como, outros estudantes e profissionais provenientes da própria região e vizinhanças. O evento será realizado dia 27 de novembro de 2012, como evento integrante da Semana da Computação da UFPB. Nesta edição contaremos com um Comitê de Programa formado por representantes dos três departamentos do recem-criado Centro de Informática da UFPB, bem como, como parceiros de outras IES da região. Neste ano, o evento contará com uma palestra convidada, workshop de Iniciação Científica e Workshop de Pós-Graduação. A temática dessa edição tem por objetivo fomentar a discussão sobre o desenvolvimento de tecnologias digitais para promoção da  acessibilidade.

Workshop de Iniciação Científica (apresentação oral de 15 min)
Organizador: Eudisley dos Anjos [DI, UFPB]

Artigos Aceitos (autores façam sua inscrição)

• Uma Experiência de Avaliação de Interface de Usuário em Dispositivos “Segunda Tela” no aplicativo CineLIBRAS (Cecília Flávia da Silva, Francielly Cardoso Grigorio, Sérgio Dias Carvalho Silva, Felipe Lacet, Leonardo Domingues, Tatiana Tavares, Tiago Maritan)
  • Análise da Influência das Redes Sociais sobre o Resultado de uma Eleição (Jansepetrus Brasileiro Pereira, Danyllo Wagner Albuquerque, Moacir Lopes de Mendonça, Alisson V. Brito)
  • Uma Comparação entre Técnicas de Modelagem de Requisitos Orientados a Objetivos e a Aspectos (Carla Silva, Dorgival Netto, Mychelline Henrique)
  • Meta-heurística GRASP para o Problema de Edicao Nao Automatica de Grafos Bipartidos (Teobaldo L. Bulhoes Junior, Gilberto F. de Sousa Filho, Lucidio dos Anjos F. Cabral, Luiz Satoru Ochi , Fábio Protti)
  • Sistema de Monitoramento de Motores em Ambiente Industrial Baseado em Redes de Sensores sem Fio(Robério S. Santana, Ruan D. Gomes, Abel C. Lima Filho)
  • Calibração de PT-100 Com Uso de um Termopar Tipo T Através do LabVIEW (Tássio A. B. da Silva, Lamartine Lincoln N. Daniel, Rafael M. M. Gouveia, Robério S. Santanta, Francisco Antônio Belo)

Workshop de Pós-Graduação (apresentação oral de 15 min)

Organizador: Tatiana Aires Tavares [DSC, UFPB]

Artigos Aceitos (autores façam sua inscrição)

• Estudo e Avaliação do Problema de Otimização da Multiplicação de Cadeias de Matrizes (Eduardo de Lucena Falcão, Alisson Vasconcelos Brito, Alexandre Nóbrega Duarte)
  • Objeto de aprendizagem para Busca Binária em Vetores (Dorgival P. S. Netto, Erick J. F. Costa, Renan R. Oliveira)
  • Aplicação de Mineração de Dados para o Levantamento de Perfis- Estudo de Caso em uma Instituição de Ensino Superior Privada (Lizianne Priscila Marques Souto, Ricardo Santos de Oliveira)

Programação
14:00 – Palestra de Abertura: “Tecnologia, mundo digital e acessibilidade” – Profa. Dra. Joana Belarmino
15:00 –  Sessão Técnica 01 (WIC)
16:00 – Intervalo
16:30 – Sessão Técnica  02 (WIC)
17:30 – Sessão Técnica  03 (WPG)

18:30 – Encerramento e Premiação

Veja folder com a programação completa!

Datas
Prazo para submissão de artigos/posters para WPG e WIC: 18 de novembro (encerrado)
Divulgação dos resultados: 22 de novembro
Data limite para envio das versões finais: 26 de novembro
Apresentações: 27 de novembro

Chamada de Trabalhos

A submissão de trabalhos pode ser feita para apresentação na categoria poster no Workshop de Iniciação científica (WIC) ou para apresentação oral no Workshop de Pós-Graduação (WPG). O tamanho máximo das submissões será de 5 a 8 páginas para o WPG e 2 a 4 páginas para o WIC, incluindo nesses tamanhos as figuras, tabelas, diagramas, bibliografia e anexos. Os autores deverão submeter artigos em português, inglês ou espanhol, no formato padrão da SBC para publicação de artigos (veja modelo para artigos da SBC).

A submissão dos artigos será unicamente via eletrônica, em formato PDF (Portable Document Format).

A submissão de trabalhos para o Workshop de Iniciação científica (WIC) e para o Workshop de Pós-Graduação (WPG) deve ser feita através do email: 2epi.ufpb@gmail.com.

Identificar em Assunto [WIC] para Workshop de Iniciação científica e [WPG] para Workshop de Pós-Graduação (WPG).

Comitê de Programa
Alexandre Nóbrega Duarte [DSC, UFPB]