II EPI reuniu 109 participantes durante Semana da Computação UFPB

novembro 28, 2012

Dia 27 de novembro, realizamos em conjunto com a Semana da Computação UFPB, a segunda edição da Escola Paraibana de Informática (II EPI).

Profa. Joana Belarmino da II EPI.

Nessa edição, a escola reuniu um total de 109 inscritos, provenientes dos cursos de graduação (Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Matemática Computacional), do Departamento de Ciências Exatas (Campus IV), da FACISA, UFCG e Universidade Vale do Salgado (CE). Ao total 24 trabalhos submetidos foram submetidos, destes 6 artigos aceitos para workshop de iniciação  e 3 artigos para o workshop de pós-graduação.

A Profa. Dra. Joana Belarmino de Sousa agraciou a abertura da II EPI com a palestra convidada intitulada “Tecnologia, mundo digital e acessibilidade”.  Profa. Joana Berlmanino é jornalista e atua no curso de Comunicação Social da Universidade Federal da Paraíba. Professora Joana Belarmino desenvolve pesquisas nas áreas de acessibilidade à comunicação, ciberativismo, cegueira e percepção tátil, cegueira, arte, literatura e comunicação. Nesta palestra a professora aborda aspectos tecnológicos para promoção da acessibilidade e procura discutir os novos rumos do acesso universal no mundo digital.

Artigos Aceitos WIC

Os artigos aceitos para o Workshop de Iniciação Científica foram:

Uma Experiência de Avaliação de Interface de Usuário em Dispositivos “Segunda Tela” no aplicativo CineLIBRAS(Cecília Flávia da Silva, Francielly Cardoso Grigorio, Sérgio Dias Carvalho Silva, Felipe Lacet, Leonardo Domingues, Tatiana Tavares, Tiago Maritan)

Aluno da Engenharia da Computação Jansepetrus Brasileiro durante WIC.

Análise da Influência das Redes Sociais sobre o Resultado de uma Eleição(Jansepetrus Brasileiro Pereira, Danyllo Wagner Albuquerque, Moacir Lopes de Mendonça, Alisson V. Brito)

Uma Comparação entre Técnicas de Modelagem de Requisitos Orientados a Objetivos e a Aspectos (Carla Silva, Dorgival Netto, Mychelline Henrique)

Meta-heurística GRASP para o Problema de Edicao Nao Automatica de Grafos Bipartidos (Teobaldo L. Bulhoes Junior, Gilberto F. de Sousa Filho, Lucidio dos Anjos F. Cabral, Luiz Satoru Ochi , Fábio Protti)

Sistema de Monitoramento de Motores em Ambiente Industrial Baseado em Redes de Sensores sem Fio (Robério S. Santana, Ruan D. Gomes, Abel C. Lima Filho)

Calibração de PT-100 Com Uso de um Termopar Tipo T Através do LabVIEW (Tássio A. B. da Silva, Lamartine Lincoln N. Daniel, Rafael M. Gouveia, Robério S. Santanta, Francisco Antônio Belo)

Artigos aceitos no WPG

Estudo e Avaliação do Problema de Otimização da Multiplicação de Cadeias de Matrizes (Eduardo de Lucena Falcão, Alisson Vasconcelos Brito, Alexandre Nóbrega Duarte)

Apresentação do artigo: Calibração de PT-100 Com Uso de um Termopar Tipo T Através do LabVIEW .

Objeto de aprendizagem para Busca Binária em Vetores (Dorgival P. S. Netto, Erick J. F. Costa, Renan R. Oliveira)

Aplicação de Mineração de Dados para o Levantamento de Perfis- Estudo de Caso em uma Instituição de Ensino Superior Privada (Lizianne Priscila Marques Souto, Ricardo Santos de Oliveira)

Premiação dos Melhores Artigos WIC e WPG

Melhores artigos da II EPI.

Os melhores artigos da II Escola Paraibana de Informática nas categorias iniciação científica e pós-graduação, foram, respectivamente:

(Eduardo de Lucena Falcão, Alisson Vasconcelos Brito, Alexandre Nóbrega Duarte

A Coordenação (Eudisley dos Anjos e Tatiana Aires Tavares) agradece a todos que auxiliaram e participaram do evento.

[Relatório do Evento]