II MULHER TECH SIM SENHOR

março 7, 2017

Evento que incentiva participação de mulheres em cursos de tecnologia começa dia 10

Às vésperas do Dia Internacional dia Mulher, 08 de março, o projeto Meninas na Computação do Centro de Informática (CI) da UFPB e o ramo estudantil IEEE feminino (WIE) chamam a atenção para um problema recorrente nas universidades brasileiras: a baixa participação feminina nos cursos de tecnologia. A questão será tema do II Mulher Tech Sim Senhor, evento que começa no próximo dia 10, no auditório e laboratórios do CI.

A iniciativa é uma dentre várias ações que vêm sendo empreendidas, há mais de três anos, pela equipe do projeto Meninas na Computação, visando estimular o ingresso de jovens mulheres nos cursos e carreiras relacionadas às áreas de Ciência da Computação e Engenharia da Computação.

Coordenado pelas professoras Josilene Aires Moreira e Giorgia De Oliveira Mattos, o projeto Meninas na Computação tem sido um exemplo de iniciativas em prol do engajamento de mais mulheres nos cursos de Ciências da Computação e Engenharia da Computação do Centro, localizado no campus de Mangabeira. Na UFPB, assim como em várias universidades brasileiras, esses cursos apresentam uma predominância masculina. No Centro de Informática, cerca de 13% de mulheres estudam nas áreas citadas contra 87% de homens, evidenciando a baixa presença feminina.

Visando diminuir essa disparidade, as professoras, através do projeto, vêm ministrando aulas de iniciação a robótica para alunas de algumas escolas públicas de João Pessoa. Com o apoio de estudantes de graduação em Engenharia da Computação e Ciência da Computação, incentivam as alunas do ensino médio a darem os primeiros passos no conhecimento da robótica, através do uso de equipamentos doados pelo Ministério da Educação para as escolas.

PROGRAMAÇÃO: o II Mulher Tech Sim Senhor será aberto às 9h, no auditório do CI, com uma mesa redonda intitulada “Mulheres na Tecnologia: por que não?”, que terá a participação do docente e psicólogo, Maurício Sarmet, do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFPB), e das professoras Maria Eulina Pessoa de Carvalho, do Centro de Educação da UFPB, e Thais Gaudencio, do CI. A fundadora do Blog inspirAda na Computação, Lidiane Monteiro, também confirmou presença no debate.

A programação do dia 10 é uma das ações previstas no calendário de atividades de março e que inclui iniciativas a serem realizadas também em outras instituições de ensino. O II Mulher Tech Sim Senhor está sendo promovido em parceria com o IFPB, Unipê, Campus I e Campus IV da UFPB. A programação será encerrada dia 24, com uma competição de programação no campus do Unipê.

A programação e as inscrições estão disponíveis no Facebook, através do link https://www.facebook.com/events/1664384007200534/

Os interessados também podem efetuar as inscrições para o evento diretamente no link https://www.sympla.com.br/mulher-tech-sim-senhor-2017—ufpb__123010

Inscrições para minicursos no link https://goo.gl/vVXCH4

Até o dia 08 de março, a prioridade das inscrições será dada às mulheres. A partir do dia 9, estarão abertas a todos os interessados.