Justiça Federal da PB adota aplicativo VLibras em portal de notícias

outubro 13, 2016

foto-vlibras

A Justiça Federal da PB está disponibilizando, desde segunda-feira, 10, em seu portal de notícias, a ferramenta VLibras de tradução automática de textos, vídeos e áudio para a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), iniciativa que vai beneficiar os surdos que acessarem as informações do site. O aplicativo foi criado pelo Núcleo Lavid do Centro de Informática (CI) da UFPB e garante acessibilidade a cerca de 10 milhões de brasileiros com algum grau de surdez.

O conjunto de softwares “Suíte VLibras: Tradutor Automático de Conteúdos Digitais para Libras, em Código Aberto e Distribuição Livre” ganhou, em setembro, o prêmio Todos@web, na categoria Tecnologia Assistiva/Aplicativos. A solenidade aconteceu no Rio Media Center, Rio de Janeiro, e o prêmio foi recebido pelo coordenador do projeto, Tiago Maritan e representantes da equipe de desenvolvedores.

Além do portal da Justiça Federal da PB, a solução aberta e livre para geração automática de Libras em conteúdos digitais multimídia está disponível, gratuitamente, através do portal do software público e no facebook. O público também pode ter acesso livre às versões para desktop, celular e navegadores Chrome, Firefox e Safari.

Acesse o aplicativo VLibras no portal da Justiça Federal, através do link.

FONTE: Assessoria de Comunicação do CI