Laboratório de Modelagem em Engenharia de Petróleo do CI realiza seminário em fevereiro

janeiro 26, 2017

O Laboratório de Modelagem em Engenharia de Petróleo do Departamento de Computação Científica do Centro de Informática (CI) realiza, dia 15 de fevereiro, o Seminário “O problema de Cauchy para o modelo de combustão em um meio poroso com duas camadas”.

O tema será abordado pelo professor Marcelo Martins, do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp. O evento começa às 10h30 no auditório do Centro de Informática.

Durante o seminário, o palestrante considera o problema de Cauchy (existência de solução com dados iniciais) para o modelo de propagação de uma frente de combustão deduzido por J. C. da Mota e S. Schecter in Combustion fronts in a porous medium with two layers, Journal of Dynamics and Differential Equations, 18(3) (2006).

Esse modelo, de acordo com o professor, consiste de um sistema de 2 equações parabólicas (de reação-difusão) não lineares acopladas com 2 equações diferenciais ordinárias (provenientes da lei de Arrhenius). “Apresentaremos um esquema iterativo (sucessivo) de soluções aproximadas que contém uma subsequência convergente para uma solução do sistema, localmente no tempo, se os dados iniciais são funções Hölder contínuas, não negativas e limitadas, e global, se adicionalmente os dados iniciais estão em algum espaço de Lebesgue Lp”.

Mais informações nos links:

http://lamep.ci.ufpb.br/

http://lamep.ci.ufpb.br/page/misc/chamadas/seminario-marcelo.pdf

FONTE: Assessoria de Comunicação do CI