Hefesto

A HEFESTO atua nas áreas de computação voltada para criação e manutenção de software e hardware em geral. A fábrica de software/hardware visa atuar onde os alunos possam colocar em prática as os assuntos abordados nas disciplinas. A HEFESTO busca realizar palestras, pesquisas, desenvolvimento e extensão nas diversas áreas da computação. O portfólio inicial está sendo desenvolvido através de projetos para uso no próprio campus universitário para em seguida iniciarmos parcerias com empresas dos diversos setores para o desenvolvimento de software e hardware. Coordenador: Eudisley Anjos.   Vice-Coordenador: Danielle Rousy

 

O LARQSS  Laboratório de Arquitetura  e Sistemas de Software – é um grupo de pesquisa e desenvolvimento criado no ano de 2004 pelo professor Gustavo Henrique Matos e está integrado ao Departamento de Informática (DI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Suas principais linhas de pesquisa envolvem as áreas de Segurança Computacional e Informática Médica.

 

 

O LASER – Laboratório de Sistemas Embarcados e Robótica – foi criado em 2014 e aprovado  pelos membros do conselho do Centro de Informática, tornando-se assim, parte do Departamento de Sistemas de Computação. Sua proposta de criação foi lançada através dos seus atuais coordenadores: Drº Alisson Brito, Drº Clauirton Siebra e Drº Tiago Nascimento.

 

 

O LASIC  Laboratório de Arquitetura, Sistemas Integráveis e Circuitos – foi iniciado em 1993 e tem implantado uma sólida base de ensino e pesquisa voltada para o projeto de sistemas digitais integráveis, com especial ênfase nas telecomunicações e redes. Tendo sediado projetos de cooperação multiinstitucionais nacionais (RHAE-ITEEL-Microeletrônica, PROTEM-CC fase II- COMATM) e internacionais (CAPES-COFECUB- Redes e Integração de Circuitos), o LASIC foi o primeiro laboratório do Nordeste (dentre os primeiros no Brasil) a adotar plataforma de desenvolvimento de hardware a partir da linguagem VHDL.  O maior foco atual do LASIC é prover infraestrutura para incubação de empresas de projeto eletrônico, prototipagem e software, com vistas a fixar toda a mente-de-obra que forma e repatriar a que já exportou.

 

 

O LASID – Laboratório de Sistemas Digitais – é coordenado pelos professores Dr. José Antônio Gomes de Lima e Dr. Leonardo Vidal Batista, tem a proposta de realizar pesquisas em desenvolvimento de hardware, sistemas embarcados e processamento de sinais. Atuando desde 1994, o LASID também está ligado ao Programa de Pós Graduação em Informática (PPGI) da UFPB e já participou de diversos projetos, ganhando conhecimento, experiência e infra-estrutura, permitindo hoje o desenvolvimento de vários tipos de sistemas envolvendo diversos elementos tais como: linguagens de descrição de hardware com prototipação em FPGA, redes de sensores sem fio, processamento de imagens para diagnóstico médico, entre outros.

 

 

O LAVID – Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital – foi criado em 2003 e é coordenado pelos professores Guido Lemos de Souza Filho e Tatiana Aires Tavares. O laboratório surgiu da proposta de desenvolver projetos de pesquisa em hardware e software voltados às áreas de Vídeo Digital, Redes de Computadores, TV Digital e Interativa e Middleware. Atualmente o LAVID é NPE (Núcleo de Pesquisa e Extensão) da UFPB e uma referência nacional e internacional em desenvolvimento de tecnologia para TV Digital. O LAVID conta com a colaboração de mais de 60 pesquisadores, entre doutores, mestres e graduandos, que estão interconectados com pesquisadores de todo o Brasil e do mundo, trazendo as atuais tendências tecnológicas mundiais nas áreas de vídeo e TV Digital.

 

 

O LMI – Laboratório de Medidas e Instrumentação -, vinculado ao Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foi criado em 2014 com o intuito de desenvolver pesquisas na área de eletrônica, microeletrônica aplicadas no uso de sensores e atuadores. Fazem parte do escopo das pesquisas desenvolver novos sensores bem como aplicações ligadas aos conceitos: smart-home, tecnologia assistiva, reabilitação virtual e monitoramento remoto. Coordenadores: Prof. Dr. Ruy Alberto Pisani Altafim e Prof. Dr. Mardson Freitas de Amotim.

 

 

O LUMO Laboratório de computação Ubíqua e Móvel – tem por finalidade realizar pesquisas, desenvolvimento e extensão nas áreas de computação ubíqua, móvel e áreas correlatas. O grupo de pesquisadores do laboratório conta com diversos projetos e continua ampliando o potencial de pesquisa. A área de educação a distância também tem sido abordada em diversos projetos formando o grupo e-LUMO, aplicando novas tecnologias e melhorando o processo de ensino-aprendizagem a distância. Entre os projetos desenvolvidos no LUMO estão: RailBee: Using WSN for Urban Train Automation, em parceria com a CBTU e o MetroREC o projeto visa automatizar sistemas metro-ferroviário através de baixo custo; UrbemBee: Mobie Monitoring of Smart Cities; U-Lerning: Using Ubiquitous Computing to improve e-learning.