Projeto: A Distributed Simulation Environment for Design of Cyber-Physical Systems (CPS)
Coordenador: Alisson Brito
Descrição: Este trabalho visa o desenvolvimento de uma interface de comunicação entre Robôs Móveis através de simulação federada em tempo real utilizando a High Level  Architecture (HLA). Essa integração poderá facilitar a configuração de simulações  Hardware-in-the-loop (simulações que utilizam componentes de hardware). Isso porque os robôs utilizaram como controladoras o Beaglebone Black, que fornece facilidade de comunicação com dispositivos de hardware e também com robôs, além de utilizar Linux o que permite uma programação em alto nível. Espera-se construir esta interface utilizando: High Level Architecture, uma arquitetura de alto nível especificada pelo IEEE para prover integração de diversos simuladores de forma federada. O Ptolemy será o simulador utilizado nos testes para monitorar o hardware embarcados nos robôs e suas aplicações. Ao fim deste trabalho espera-se que uma arquitetura seja desenvolvida para permitir a insersão de robôs em simulações de tempo real, dessa forma pode-se ter mais precisão nas simulações como saber se a bateria de um robô não vai acabar quando ele fizer determinado percurso, validar algoritmos e permitir um acompanhamento mais preciso dos dados do robô. Financiado pelo (Programa Nacional de Microeletrônica (PNM) – Edital MCTI/CNPq 20/2013).
LINK: https://sites.google.com/a/ci.ufpb.br/laser/projetos/projeto-de-sistemas-embarcados-complexos-atravs-de-cossimulacao

Projeto: A transparent environment for parallel computing using heterogeneous devices
Coordenador: Alisson Brito
Descrição: With the appearance of various devices such as GPU, DSP, and FPGA, for example, computing evolved from homogeneous to heterogeneouscomputing, since different devices are used in performing the same activity, with the purpose of the performance gain. However, this brings with it challenges heterogeneity for developing applications because the form of program differs between the hardware’s. From this perspective, OpenCL (Open Computing Language) appears to make the program less dependent on the type of hardware. OpenCL is an open standard for parallel programming of heterogeneous platforms. But programming with OpenCL requires specific skills. So, this work aims to develop a framework for the development of high performance heterogeneous systems working with transparently OpenCL.
LINK: https://sites.google.com/a/ci.ufpb.br/laser/projetos/sistemas-embarcados-como-plataforma-de-computao-distribuda

Projeto: Design, Test and Simulation of Unmanned Aerial Vehicles (UAVs)
Coordenador: Alisson Brito
Descrição: The process of locating a robot in relation to the environment in which it is located is one of the fundamental problems when thinking about a mobile robot with autonomous capabilities. The location of a robot in an environment consists in determining the coordinates and the orientation of the robot in relation to a fixed reference on the environment where this reference can be considered as the starting point of the robot. Each location estimation performed at each time slot is called pose. A method used to estimate a new pose of the robot can be the use of odometry. Compared to Mechanical Odometry, Visual Odometry suffers less external interference and environmentally adverse conditions that can make the data of Mechanical Odometry inconsistent or inaccurate. Thus, the aim of this paper is to present the development of a collision avoidance system for robotics using 3D Visual  Odometry able to estimate the pose of a robot (its coordinates and orientation) from the recognition of points in images generated by Kinect RGB-D sensor, in order to avoid collisions with other robots. The developed system showed satisfactory results and its next phase will be embedded on a Altera DEi2-150 board and successfuly tested in a Drone. This project is part of Intel Embedded Systems Competition that occurs during SBESC 2015 and is one of the finalists.
LINK: https://sites.google.com/a/ci.ufpb.br/laser/projetos/sistema-de-percepo-planejamento-e-controle-de-drones-para-ambientes-fechados

Projeto: Formation Control for Multi-Robot Systems with Active Target Tracking for Environment Survey
Coordenador: Tiago Nascimento
Descrição: Working together and cooperatively, mobile robots can complete a task faster and more efficiently than working alone. More specifically related to the monitoring of private environments, this project proposes a new approach to cooperative perception based on coordinated motion control of a formation of autonomous vehicles (robots). It is intended to dynamically change the geometry of a team of robots in order to optimize the accuracy of their cooperative perception of one or more static or dynamic objects. Cases where the absence of a target (the object to be sensed) are constant as well as the breakdown of the formation are required for the evaluation of possible multiple objects. To achieve this goal, it will be conducted researches in SLAM, mobile robot control (indoor robots, bio-inspired robots, outdoor robots and quadrotors), robot communications, vision and localization.
LINK: https://sites.google.com/a/ci.ufpb.br/laser/projetos/controle-de-formao-de-sistemas-multi-robs-com-rastreamento-ativo-de-alvo-para-monitoramento-de-ambientes

Projeto: Hexapod: Bio-inspired Robot for Hard Acess Environment Monitoring
Coordenador: Tiago Nascimento
LINK: https://sites.google.com/a/ci.ufpb.br/laser/projetos/hexapod

Projeto: J.A.M.E.S. – “Just an Autonomous Mobile Entreteinment System” for @Home RoboCup League Competition and Human Interaction
Coordenador: Tiago Nascimento
Descrição: The RoboCup@Home league aims to develop service and assistive robot technology with high relevance for future personal domestic applications. It is the largest international annual competition for autonomous service robots and is part of the RoboCup initiative. A set of benchmark tests is used to evaluate the robots’ abilities and performance in a realistic non-standardized home environment setting. Focus lies on the following domains but is not limited to: Human-Robot-Interaction and Cooperation, Navigation and Mapping in dynamic environments, Computer Vision and Object Recognition under natural light conditions, Object Manipulation, Adaptive Behaviors, Behavior Integration, Ambient Intelligence, Standardization and System Integration. The J.A.M.E.S. project aims to develop a national Brazilian robot capable of human interaction, elderly care and human assistance.
LINK: https://sites.google.com/a/ci.ufpb.br/laser/projetos/marcos-1

JEP

Projeto: Jogos Digitais como Ferramenta de Apoio ao Ensino de Introdução a Programação
Coordenadora: Danielle Rousy Dias da Silva
Descrição: As buscas por novos métodos de ensino são incessantes, e com o aumento do interesse na utilização de jogos para fins educacionais, faz-se necessário uma avaliação mais rígida com intuito de validar a eficiência desses jogos e aumentar a segurança para uso didático. Nessa direção, o presente projeto visa encontrar mecanismos, processos e técnicas mais confiáveis e eficientes para avaliar a qualidade de jogos educacionais digitais direcionados para o ensino da programação.

Projeto: Mecanismo de Formação de Eventos Extremos em Circuitos Eletrônicos Caóticos
Coordenador: Hugo Leonardo Davi de Souza Cavalcante
LINK: https://sites.google.com/a/ci.ufpb.br/hugo/home/caos

Projeto: Oficinas de Programação para Meninas do Ensino Médio: despertando o interesse pela computação.
Coordenador: Giorgia de Oliveira Mattos
Descrição: A presença de mulheres nas áreas tecnológicas e especificamente na computação vem diminuindo ao longo dos anos. Uma das razões das carreiras na área de computação não serem escolhidas pelas mulheres é o fato delas não se sentirem aptas à tecnologia. O projeto de extensão “Oficinas de Programação para Meninas do Ensino Médio: despertando o interesse pela computação” contribui com a diminuição dessa barreira tecnológica através do ensino de programação. Este projeto está sendo realizado no Colégio da Polícia Militar, junto às alunas do 1º ano do ensino médio com o objetivo de estimulá-las ao uso da tecnologia e a considerar as carreiras da área de computação em suas escolhas profissionais. O projeto é composto por um conjunto de oficinas que fazem uso de ferramentas computacionais que estimulam o raciocínio lógico, o pensamento computacional e a solução de problemas, habilidades essenciais da programação.

RailbeeProjeto: RailBee: Using WSN for Urban Train Automation
Coordenador: Eudisley Anjos
Descrição: RailBee consiste em um sistema que permite visualizar informações estratégicas para monitoramento de trens, como posição, velocidade e estimativa de passageiros em qualquer instante e de qualquer veículo. Por meio da disponibilidade e análise contínua dos dados, é possível tomar decisões de forma mais rápida e segura em relação a manutenção e tráfego, visando melhorar a qualidade dos serviços prestados aos usuários.

Projeto: Tempos de Dessincronização em Circuitos Eletrônicos Caóticos Acoplados
Coordenador: Hugo Leonardo Davi de Souza Cavalcante
LINK: https://sites.google.com/a/ci.ufpb.br/hugo/home/ecc

ulearning

Projeto: U-Lerning: Using Ubiquitous Computing to improve e-learning
Coordenador: Eudisley Anjos
Descrição: O projeto U-Learning busca utilizar ferramentas da computação ubíqua para melhorias no processo de ensino e aprendizagem de cursos a distância. Nesse processo destacamos o uso de novas interfaces, formas de interação, sensores, robótica, etc.

UrbemBeeProjeto: UrbemBee: Mobile Monitoring of Smart Cities
Coordenador: Eudisley Anjos
O projeto UrbemBee consiste em um sistema que engloba essas duas vertentes mencionadas nos problemas anteriores, através de baixo custo, baixo consumo e praticidade. Os objetivos principais da proposta consistem em monitoras as zonas climáticas dos centros urbanos e ao mesmo tempo criar uma rede de monitoramento veicular para os transportes públicos através de um produtode baixo custo e que possa ser facilmente implementado aos atuais veículos.