Lamep/CI promove workshop em Engenharia de Petróleo

outubro 1, 2018

O Laboratório de Engenharia de Petróleo (Lamep) do Centro de Informática (CI) promoveu, na sexta-feira, 28, o WOPEM 2018, Workshop em Engenharia de Petróleo. O evento está sendo realizado no auditório do CI.

O Workshop foi iniciado às 9h, com uma palestra sobre “Modelagem Computacional em Engenharia de Petróleo, proferida pelo professor Waldir Roque, que integra a equipe de pesquisadores do Lamep. Em seguida, foi debatido o tema “Atualizações da Rio Oil & Gas Expo 2018”, pelo professor Moisés Santos, também membro do Lamep.

Às 9h50, o pesquisador Igor Gomes, do Lamep, abordou sobre “Desenvolvimentos Aplicados à Caracterização Geológica e Modelagem Numérica Multifásica de reservatórios carbonáticos análogos”.

Ainda no turno da manhã, os participantes tiveram acesso a palestras sobre “Redes porosas e centralidades aplicadas ao problema do posicionamento de poços de petróleo”, tendo como expositor o pesquisador Gustavo Oliveira, e “Escoamento de fluido em dutos de seção arbitrária. Estudo de caso: óleo pesado”, com o palestrante Valdecir Santos.

A programação contou com abordagens sobre o tema “Solução Numérica de equações diferenciais hiperbólicas utilizando o método de volumes finitos”, com o professor Sidarta Lima, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), às 11h, e também sobre “Métodos para determinar unidades de fluxo hidráulico usado parâmetros petrofísicos”, com Tatiana Simões, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), às 11h20.

O pesquisador Rafael Magalhães do Lamep tratou do tema “Aplicações de deep learning em classificação de segmentos de imagens sísmicas de reservatórios”, encerrando as atividades do turno da manhã.

A partir das 14h, foi promovido um painel de integração, coordenado pelo professor Waldir Roque.

Fonte: Assessoria de Comunicação do CI e Lamep