Laser/CI organiza maior evento de Robótica da América Latina

novembro 5, 2018

Paraíba terá 22 equipes participando de competições

O Laboratório de Sistemas Embarcados e Robótica (Laser) do Centro de Informática (CI) da UFPB e uma rede de parceiros estarão promovendo, a partir desta terça-feira, 06, no Centro de Convenções de João Pessoa, o Robótica 2018, um dos maiores eventos da área, no Brasil e na América Latina.

Durante o Robótica 2018, o público poderá conhecer de perto as novas gerações de robôs, seus processos de concepção, construção e suas funcionalidades. O evento, que se estende até a sábado, 10, em um dos pavilhões do Centro de Convenções, terá acesso gratuito para estudantes de todos os níveis, pesquisadores, professores e toda a população.

O Robótica 2018 é um evento nacional e latino-americano e engloba vários sub-eventos, que ocorrerão em paralelo:

1. Finais da XII OBR – Décima Segunda Olimpíada Brasileira de Robótica; 2. XVI CBR -Décima sexta RoboCup Brazil Open; 3. VIII MNR – Oitava Mostra Nacional de Robótica; 4. IX WRE – Nono Workshop de Robótica na Educação; 5. XV LARS – Décimo quinto Simpósio Latino-americano de Robótica; 6. XVII LARC – Décima sétima competição Latino-Americana de Robótica.

Os sub-eventos que compõem o Robótica 2018 são realizados pela UFPB, IFPB e UNESP, pela RoboCup Brasil, pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pelo IEEE.

O professor Tiago Nascimento, do Laser e um dos organizadores do Robótica 2018, informou que a exemplo da RoboCup 2014, nesta edição, estima-se contar com a participação de mais de 1.500 pessoas, dentre professores, estudantes de níveis fundamental, médio, graduação e pós-graduação, além de funcionários de empresas que trabalham com tecnologias relacionadas às áreas de robótica e suas tecnologias.

A previsão dos organizadores é que o Robótica 2018 irá receber mais de 40 mil visitantes, durante os cinco dias de evento.

O Robótica acontecerá junto com a Expotec 2018 e está distribuído conforme o mapa acessível no link: Robótica Expotec 2018

As maiores delegações de equipes nacionais são oriundas de São Paulo, com 35 equipes; Paraíba, com 22 equipes e Minas Gerais, que trará 19 equipes. Dentre as delegações Internacionais está confirmada a participação do México, com cinco equipes; Peru, com três equipes, além da Colômbia, que participará com uma equipe.

A organização do XV LARS – Décimo quinto Simpósio Latino-americano de Robótica recebeu quase 200 submissões de artigos científicos, tendo aceito um total de 96. Os autores são de vários países, dentre eles, Guatemala (1), Hungria (1), Algeria (1), USA (2), Australia (3), Portugal (5), Alemanha (7) e Peru (17).

Dentre as delegações que apresentaram melhor performance em eventos anteriores e que devem alcançar destaque nas competições da nova edição estão São Paulo e Paraíba, historicamente as mais fortes. Conforme Tiago Nascimento, isso se deve ao alto investimento dos governos estaduais na robótica educacional.

Internacionalmente, as equipes do México e do Peru são, igualmente, fortes e têm presença marcante em todas as edições das competições.

 

PALESTRANTES

Estão confirmadas as presenças de palestrantes renomados internacionalmente. São eles: Kimon Valavanis (Denver University – EUA), especialista em drones; Ney Robinson, do Centro de Pesquisas da Petrobrás, especialista em Robótica; Antonio Marcus Lima (UFCG),especialista em Controle e Modelagem de Sistemas; Mario Campos (UFMG), especialista em Visão Robótica.
Mais informações sobre o currículo dos palestrantes podem ser acessadas no link: Robótica 2018

FONTE: Assessoria de Comunicação do CI e organização do Robótica 2018
FOTOS: Robótica 2017