Lavid/CI vai receber mais alta comenda educacional da Câmara Municipal

setembro 27, 2018

A Comenda Educador Darcy Ribeiro está sendo proposta pelo vereador Marcos Henriques (PT), em reconhecimento às soluções tecnológicas de acessibilidade e inclusão digital criadas pelo Lavid.

Ontem, Dia Nacional do Surdo, o vereador Marcos Henriques (PT) anunciou que já está em tramitação na Câmara Municipal de João Pessoa proposta, de sua autoria, de concessão da Comenda Educador Darcy Ribeiro ao Núcleo de Pesquisa e Extensão Lavid do Centro de Informática (CI) da UFPB.

A equipe do Lavid é responsável pelo desenvolvimento do maior e mais avançado conjunto de aplicativos em uso no Brasil e que beneficia cerca de 10 milhões de cidadãos com algum grau de deficiência auditiva. O VLibras traduz texto, vídeo e áudio para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Em 15 anos de atuação na UFPB, o Lavid alcançou um patamar de excelência em pesquisa e extensão com reconhecimento nacional e internacional, pelo desenvolvimento do VLibras e outras soluções tecnológicas que vêm proporcionando melhor qualidade de vida e acesso à educação a milhões de brasileiros, através da inclusão digital.

O conjunto de softwares VLibras já rendeu vários prêmios ao Lavid. O mais recente foi o troféu “LATAM Smart City Awards 2018″, recebido no último dia 12, em Puebla, México, uma honraria internacional, concedida apenas a projetos de transformação mais inovadores da América Latina que tiveram impacto favorável na inclusão, equidade, segurança, sustentabilidade e participação social.

O GINGA

O Ginga é outro projeto de inovação tecnológica que revela expertise de sua equipe em gerar soluções de acessibilidade e de colaborar para a construção de uma sociedade mais participativa, via inclusão digital. O Lavid é um dos criadores do Ginga, o middleware utilizado pelo Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), já adotado em 17 países e com potencial de uso para 500 milhões de pessoas.

Depois de inovar com o middleware Ginga, o Lavid foi pioneiro ao realizar o primeiro teste da América Latina de exibição de imagens em alta definição com interatividade para famílias de baixa renda. O projeto piloto com testes de interatividade se chamou Brasil 4D e foi realizado com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), TV UFPB, Câmara Municipal de João Pessoa, Câmara Federal e uma rede de parceiros. As potencialidades da TV digital foram testadas com 100 famílias do Programa Bolsa Família de três bairros de João Pessoa. O projeto ganhou vários prêmios nacionais e internacionais.

O projeto Brasil 4D também proporcionou à TV Câmara de João Pessoa (canal 39.1) a oportunidade de realizar sua primeira transmissão em alta definição. Todos os conteúdos digitais interativos exibidos para as famílias de baixa renda da capital foram transmitidos, através da TV Câmara, entre 2012 e 2013, período de duração do projeto.

O Lavid possui atualmente mais de 20 doutores coordenadores de projetos e já formou mais de 500 jovens pesquisadores, entre doutores, mestres e graduandos, que estão inseridos em centros de ensino, institutos de pesquisa ou empresas do Brasil e do mundo.

Para saber mais sobre o Lavid, acesse: http://lavid.ufpb.br/

QUEM FOI DARCY RIBEIRO

Antropólogo, educador e romancista, nasceu em Montes Claros (MG). Foi diretor de Estudos Sociais do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais do MEC (1957-61) e presidente da Associação Brasileira de Antropologia. Participou, com Anísio Teixeira, da defesa da escola pública por ocasião da discussão de Lei de Diretrizes e Bases da Educação; criou a Universidade de Brasília, da qual foi o primeiro reitor; foi ministro da Educação e chefe da Casa Civil do Governo João Goulart. Com o golpe militar de 64, teve os direitos políticos cassados e se exilou. Devotou grande parte de sua vida profissional às causas indígenas.

TEXTO: Madrilena Feitosa (Assessoria de Comunicação do CI)
Fotos: equipe Lavid e do vereador Marcos Henriques (PT)