Ministério lança aplicativo VLibras criado pelo Lavid/UFPB

maio 3, 2016

FOTO VLIBRAS

Cerca de 10 milhões de brasileiros com algum grau de surdez serão beneficiados com o aplicativo Suíte VLibras, criado pela equipe do Núcleo Lavid do Centro de Informática (CI) e que será lançado nesta quinta-feira, 05, em Brasília, pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).
O software consegue identificar 11 mil códigos [sinais] diferentes e traduz textos, áudios e vídeos para Libras, a língua brasileira de sinais.
A ferramenta, de uso público, já está sendo disponibilizada em todos os portais do Governo Federal. Para acessar o VLibras, os surdos terão apenas que baixar o aplicativo no computador ou em outra plataforma móvel como o celular.
Para a solenidade de lançamento do aplicativo, às 9h, o Ministério convidou a equipe do Lavid, que será representada pelo coordenador do projeto, Tiago Maritan, e pelos pesquisadores Renan Soares, Erickson Silva, Danilo Assis. Às 10h45, o professor Maritan fará uma apresentação da Suite VLibras aos participantes.
A equipe do Lavid também foi convidada a ministrar duas oficinas sobre o software, dia 06, dirigida a membros de entidades que representam pessoas com deficiência auditiva e profissionais de informática.
A primeira oficina abordará o tema ” Apresentação das Tecnologias e Passagem do Conhecimento” e a segunda versará sobre “Operação e Uso da Suíte VLibras”.

O portal G1 trouxe, nesta segunda-feira, 02, ampla reportagem sobre o lançamento do aplicativo. Veja no link.
http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2016/05/ministerio-lanca-software-que-traduz-conteudo-digital-em-libras.html

Download gratuito do aplicativo em: http://vlibrasplayer.lavid.ufpb.br/
FONTE: Assessoria de Comunicação do CI