NOVA ESTRADA PARA A EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

novembro 9, 2018

Prefeito inaugura pavimentação da via de acesso ao campus da UFPB em Mangabeira

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, inaugura, na segunda-feira, 12, às 8h30, a pavimentação da Avenida dos Escoteiros, no trecho que dá acesso ao campus da unidade acadêmica da UFPB, em Mangabeira.

A nova via vai melhorar as condições de acesso ao campus para aproximadamente 1.500 pessoas, entre docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes do Centro de Informática (CI) e do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR).

A obra vinha sendo reivindicada pela comunidade universitária do campus de Mangabeira e pela administração superior da UFPB, há cerca de cinco anos, desde que a nova unidade acadêmica começou a funcionar.

As condições precárias de acesso ao campus, uma estrada bastante esburacada, vinham causando diversos transtornos a toda a comunidade e não possibilitava o acesso do transporte coletivo à entrada do campus.

A falta de infraestrutura viária para a circulação de ônibus e a ausência de policiamento na área desencadearam uma onda de assaltos a estudantes, este ano. No trajeto entre a parada de ônibus, que ficava distante da entrada do campus, os alunos eram alvos fáceis de assaltantes.

A situação se agravou e gerou protestos e ampla mobilização dos estudantes do CI e do CTDR, com grande repercussão na imprensa e apoio dos vereadores Marcos Henriques, Sandra Marrocos e Fernando Milanez Neto.

Em atendimento às reivindicações por mais segurança no entorno do campus, a Secretaria de Segurança Pública do Estado intensificou o policiamento na área e não houve mais registros de assaltos.

A AÇÃO DO MUNICÍPIO

Em maio deste ano, antes do agravamento da situação, o vice-diretor do Centro de Informática (CI), Lucídio Cabral, alunos e servidores receberam a visita do secretário do Orçamento Participativo Municipal, Francisco José, ocasião em que solicitaram urgência na realização das obras de pavimentação.

O secretário assumiu, perante os participantes, o compromisso de trabalhar para que a demanda fosse agilizada, no âmbito da administração municipal, reconhecendo a importância dessa obra para a comunidade universitária, mas ponderando que havia uma probabilidade maior de vir a ser realizada, com recursos do Orçamento Participativo Municipal, somente a partir do próximo ano.

Em paralelo, a Reitoria da UFPB também fez gestões, junto à Administração municipal, para que a pavimentação fosse realizada, ainda este ano.

A INAUGURAÇÃO

O prefeito Luciano Cartaxo; o secretário do Orçamento Participativo, Francisco José e o secretário de Infraestrutura do município, Cássio Andrade confirmaram presença na inauguração da pavimentação da Avenida dos Escoteiros. Também foram convidados os vereadores Marcos Henriques, Sandra Marrocos e Fernando Milanez; a reitora Margareth Diniz e o secretario de Segurança Pública do Estado, Claudio Lima.

O evento terá também a participação da direção do CI e do CTDR, além de alunos, professores e servidores técnico-administrativos.

TEXTO E FOTOS: Madrilena Feitosa (Assessoria de Comunicação do CI)