Novo curso de mestrado em Computação, Comunicação e Artes oferece 10 vagas

outubro 29, 2015

LOGO-CI-10x10O Centro de Informática (CI) da UFPB tem novo curso de pós-graduação, que já lançou edital para seleção da primeira turma. O curso de mestrado em Computação, Comunicação e Artes, cujo funcionamento foi autorizado, este ano, pelo Ministério da Educação, vai oferecer 10 vagas para o primeiro semestre de 2016. As inscrições deverão ser feitas na Secretaria dos cursos de Pós-Graduação do CI, no período de 23 a 27 de novembro, das 08 às 12h.

O Programa de Pós-graduação em Computação, Comunicação e Artes está vinculado ao CI e ao CCTA- Centro de Comunicação Turismo e Artes da UFPB e terá duas linhas de pesquisa: Arte Computacional e Mídias em Ambientes Digitais. O edital e formulário de inscrição podem ser acessados em: http://ppgcca.lavid.ufpb.br/inscricoes

A linha de pesquisa Arte Computacional tem a proposta de desenvolver atividades científicas enquanto processos em rede advindos de teorias e práticas das artes e suas interfaces com as mídias digitais. Pretende investigar como a tecnologia pode se constituir como ferramenta de apoio ao engenho criativo ou como um motor para a inovação, bem como novas formas de discursos estéticos que permitam explorar a interatividade imanente dos meios computacionais. A partir desse recorte as pesquisas terão como eixo os seguintes temas: computação para composição e criação artística; arte telemática; teatro e performance; novas estéticas e interfaces; holografia; modelagem tridimensional e interatividade; inte ração homem-máquina.

O objetivo da linha de pesquisa Mídias em Ambientes Digitais é constituir-se em um espaço para criar um ambiente interdisciplinar de produção e geração de conhecimento no campo das mídias em ambientes digitais. Tem como principal foco de interesse a convergência midiática e seus desdobramentos na produção cultural através de análises interdisciplinares que articulam distintas abordagens sobre conteúdos audiovisuais e suas aplicações em diversas áreas, tais como: entretenimento, educação, governo eletrônico, entre outros. As análises terão como arena de problematização as relações entre tecnologias, comunicaçã o, arte, cultura e construções de narrativas sociais.

Acesse o portal do Programa de Pós-graduação em: http://ppgcca.lavid.ufpb.br/

Fonte: Assessoria de Comunicação do CI.