Pesquisador do Lavid fala de funcionalidades da TV digital em reportagem da TV Cabo Branco

novembro 9, 2017

O JPB 1a edição da TV Cabo Branco exibiu, na terça-feira, 07, reportagem sobre o desligamento do sinal analógico de TV, a partir de 30 de maio de 2018, em João Pessoa, Bayeux, Cabedelo e mais dez municípios da Paraíba.

A reportagem traz entrevista com o professor e pesquisador Guido Lemos e apresenta aplicativos com conteúdos digitais interativos desenvolvidos pela equipe do Núcleo de Pesquisa e Extensão – Lavid, do Centro de Informática (CI) da UFPB.

Trata-se de um canal com aplicações interativas que começou a ser disponibilizado, desde novembro de 2015, para beneficiários do Bolsa Família e Cadastro Único nas cidades onde o Governo realiza o desligamento total do sinal analógico de televisão.

Dentro dessa programação exclusiva está a aplicação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), criada pelo Lavid e voltada para o público do Bolsa Família.

O Governo vem distribuindo, gratuitamente, um kit de TV digital (antena, conversor e controle remoto) com as famílias do Bolsa Família das cidades onde só há transmissão digital . Com esse equipamento, as famílias têm imagem de melhor qualidade, além do acesso ao canal digital, com programação interativa, criado exclusivamente para esse público de baixa renda. Quatorze milhões de famílias serão contempladas com esse kit.

Para a programação que está sendo exibida para o público do Bolsa Família e Cadastro Único, os pesquisadores do Núcleo Lavid desenvolveram conteúdos que informam serviços essenciais do programa de Governo. Com o uso do controle remoto, os beneficiários têm acesso a informações sobre Cadastro único, Bolsa Família, saberão os dias de pagamento do benefício, endereços dos postos de assistência social da localidade onde moram, além de orientações sobre como desbloquear o cartão do Bolsa família ou como proceder nos casos em que o benefício estiver suspenso ou cancelado.

Veja reportagem no link: G1

FONTE: Assessoria de Comunicação do CI e TV Cabo Branco