Pesquisadores do Lavid são homenageados com troféu da Agência INOVA – UFPB

novembro 27, 2015

Dez pesquisadores do Núcleo de Pesquisa e Extensão Lavid, do Centro de Informática da UFPB, foram homenageados ontem, com o prêmio Inovação Tecnológica Professor Delby Fernandes, durante solenidade realizada às 19h, no auditório da Reitoria. O reconhecimento à equipe do Lavid e outros grupos de pesquisa da instituição foi uma iniciativa da Agência Inova – UFPB. A sessão foi presidida pela reitora Margareth Diniz.

20151126_212814A alta produção tecnológica da equipe do Lavid foi uma das motivações para a escolha dos pesquisadores que, apenas em 2014, apresentaram à Agência Inova – UFPB quatro pedidos de registro de programas de computador.

Foram homenageados com o troféu INVENTOR os pesquisadores Guido Lemos , Thiago Vinicius Ribeiro, Ruan Delgado Gomes , Manoel Gomes da Silva Neto, José Ivan Vilarouca Filho , Alexandre Duarte , Lucenildo Lins Lins , Yuri Gonzaga Costa, Kellyanne Alves e Fernando Brito. Na ocasião, o professor Guido Lemos foi representado pelo professor Tiago Maritan.

20151126_201149 20151126_201615 20151126_204435

O grupo de inventores do Lavid participou da criação e desenvolvimento dos programas de computador Fogo Player – sistema de reprodução de conteúdos UHD; Fogo stream – sistema de transmissão de conteúdos UHD previamente armazenados; Fogo capture – sistema captura para armazenamento e transmissão de conteúdos, e do JCOLLAB, uma ferramenta de jornalismo colaborativo.

A solenidade foi iniciada com a apresentação do grupo musical Paraibones. Em seguida, a Agência Inova – UFPB prestou uma homenagem ao professor Delby Fernandes, fundador do Laboratório de Tecnologia Farmacêutica – LTF, exibindo um vídeo com depoimentos de pesquisadores e funcionários que trabalharam em parceria com o professor, durante os anos em que esteve à frente do LTF.

A reitora Margareth Diniz; o pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, Isaac Medeiros, sobrinho de Delby Fernandes; o diretor-presidente da Inova, Petrônio Athayde, e todos os professores e funcionários destacaram em suas falas o pioneirismo, sabedoria, visão estratégica e dedicação dentre as qualidades que se destacavam no perfil de Delby Fernandes, que faleceu em 2011.

20151126_201002 20151126_200948 20151126_200623

A esposa de Delby Fernandes, Maria Augusta de Medeiros, recebeu uma placa para simbolizar a homenagem da universidade ao professor, na qual a instituição registra e reconhece as suas contribuições para que o ensino e pesquisa em farmacologia, produtos naturais, fitoquímica e outras áreas alcançassem níveis de excelência.

Fotos: Ascom CI