Pós-graduação em Matemática Aplicada e Computacional realiza seminário dia 24

setembro 22, 2015

O Programa de Pós-graduação em Matemática Aplicada e Computacional do Centro de Informática (CI) da UFPB promove, dia 24 de setembro, o seminário “Derivada Topológica de segunda ordem aplicada ao problema inverso da difusão com retenção”. O seminário será aberto a pesquisadores, estudantes e profissionais da área e será realizado das 13hàs 14h, na sala 102, do CI, no novo campus, em Mangabeira.

Segundo o professor Jairo Rocha de Faria, coordenador do Programa de Pós-graduação em Matemática Aplicada e Computacional, o seminário vai abordar fenômenos estudados em computação científica, como espalhamento de populações com retenção parcial para garantir domínio territorial, reações químicas induzindo processos de adsorção e fluxos multifásicos em meios porosos são modelados por difusão com retenção.

Os participantes terão a oportunidade de conhecer a nova formulação para esse problema, que foi apresentada recentemente por Bevilacqua et. al., e que resulta em uma equação diferencial parcial de quarta ordem. Os novos parâmetros associados aos termos de mais alta ordem precisam ser estimados, o que leva a um problema inverso.

Em divulgação do seminário, a organização informa, ainda, que “considerando o fenômeno da retenção como uma perturbação singular da difusão clássica e reescrevendo o problema inverso como um problema de otimização, com o funcional dado por resíduos quadrados entre os dados experimentais e os valores preditos, é possível derivar a expansão assintótica para primeira e segunda derivada topológica deste funcional”. Na ocasião, os resultados numéricos serão apresentados e discutidos com os participantes.