Professor da Unicamp fala sobre Segurança e Criptografia em palestra no CI

maio 3, 2017

O professor Julio César López Hernandez abordará o tema Segurança e Criptografia computacionais em palestra aberta ao público, nesta quinta-feira, 4, às 10h, no auditório do Centro de Informática (CI), no campus de Mangabeira.

Ele é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação do Instituto de Computação (IC) da Unicamp, em Campinas, São Paulo. É livre docente pela Unicamp desde 2009 e professor associado MS-5.2 do Departamento de Teoria da Computação do IC. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia Criptográfica, atuando principalmente nos seguintes temas: implementação em software de algoritmos criptográficos, criptografia visual e aplicações criptográficas.

Julio Hernandez recebeu em 2015 o prêmio de reconhecimento acadêmico “Zeferino Vaz” da Unicamp.

COOPERAÇÃO CIENTÍFICA

No turno da tarde o professor convidado manterá encontro com docentes do Programa de Pós-graduação em Informática (PPGI) do CI, ocasião em que serão discutidas possibilidades de cooperação técnica e científica entre os programas da UFPB e da Unicamp, na área de computação.

A vinda do pesquisador ao CI é um dos primeiros resultados de recente visita que o vice-diretor, Lucídio Cabral , e o assessor de Pesquisa, Waldir Roque, fizeram, no mês passado, a centros de excelência em ensino e pesquisa da Unicamp e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, na cidade de Campinas.

A viagem teve por finalidade ampliar a cooperação do CI com centros de pesquisa e universidades que se destacam pelo pioneirismo, inovação e alta produtividade em áreas da Computação.

Na Unicamp, os professores conheceram as instalações físicas e projetos de ensino, pesquisa e extensão do Instituto de Computação (IC), que abriga o Programa de Pós-graduação em Computação. O IC tem sua origem no ano de 1969, quando foi criado o primeiro curso de Ciência da Computação do Brasil, e serviu de modelo para inúmeros outros programas de graduação em todo país.

Enquanto visitavam o Instituto, os docentes do CI mantiveram encontros com o diretor Rodolfo Azevedo e com o coordenador Júlio Hernandez, oportunidade em que apresentaram as potencialidades do CI em diversas áreas e prospectaram meios de cooperação entre as duas unidades de ensino.

Link para o Instituto de Computação da Unicamp: http://www.ic.unicamp.br/pos/apresentacao

FONTE : Assessoria de Comunicação do CI