O que é a Extensão?

A extensão é um processo educativo, cultural e científico promovido por universidades para estabelecer uma relação com outros segmentos da sociedade. É um modo de a universidade realizar e participar, em conjunto com outros setores da sociedade, de programas e projetos que promovam o desenvolvimento regional e sociocultural.

 

Quais os tipos de ações extensionistas?

  • Cursos, palestras e conferências;
  • Cursos de ensino a distância;
  • Cursos de verão, ou sazonais;
  • Viagens de estudo;
  • Ações Cívico-Sociais;
  • Apresentações musicais, teatrais e feiras;
  • Campanhas orientativas e assistenciais;
  • Programas e eventos culturais e esportivos.

 

Como participar das ações extensionistas?

Para participar das ações extensionistas como bolsista o aluno deve aguardar o período de seleção e se inscrever de acordo com as normas especificadas no edital, caso queria ser voluntário, ele pode procurar um docente extensionista vinculado ao projeto desejado para discutir as possibilidades e requisitos para unir-se a equipe deste.

 

Quem pode participar das ações extensionistas?

Discentes, docentes e servidores técnicos.

 

Quais as vantagens da extensão?

  1. Difusão e socialização do conhecimento detido pela área de ensino;
  2. Difusão e socialização dos novos conhecimentos produzidos pela área de pesquisa;
  3. Conhecimento da realidade da comunidade em que a universidade está inserida;
  4. Possibilidade de diagnosticar necessidades de pesquisas e outras ações;
  5. Prestação de serviços e assistência à comunidade;
  6. Fornecimento de subsídios para o aprimoramento curricular e criação de novos cursos;
  7. Fornecimento de subsídios para o aprimoramento da estrutura e diretrizes da própria universidade na busca da qualidade;
  8. Facilita a integração ensino-pesquisa-extensão;
  9. Possibilita a integração universidade-comunidade;
  10. Possibilita a comunidade universitária conhecer a problemática nacional e atuar na busca de soluções plausíveis.

 

Assessoria de Extensão do Centro de Informática

Assessor(a) de Extensão: Danielle Rousy Dias da Silva (danielle@ci.ufpb.br)

Bolsista da Assessoria: Gabriel Gonçalves Barreto dos Santos (gabriell.gonsalves95@gmail.com)

 

Links Importantes

Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários: www.prac.ufpb.br

Siga Eventos: sigeventos.ufpb.br

SigProj: sigproj1.mec.gov.br

 

Ações Extensionistas do Centro de Informática:  

 

1. Treinamento Para Olimpíada Brasileira de Robótica

O projeto visa apresentar a robótica como ciência para os alunos da rede pública de educação e discentes do centro de informática. O foco será a preparação e capacitação de estudantes do ensino médio da rede pública para participação na OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica).

Coordenador(a): Vitor Meneghetti (vitor@ci.ufpb.br).

Bolsista: Lucas Eduardo Dutra Quirino (lucas.nunes@eng.ci.ufpb.br).

 

2. Suporte ao Ensino de Noções Sobre Sustentabilidade através da Plataforma Arduino

Unindo tecnologia e os problemas ambientais, o projeto tem como objetivo geral o desenvolvimento de soluções para problemas do dia a dia em escolas. Os problemas estarão associados com a temática da sustentabilidade e as soluções serão desenvolvidas através do Arduino, uma plataforma de desenvolvimento de baixo custo, flexível e de fácil utilização. Com isso, os professores e alunos envolvidos estarão desenvolvendo aplicações de software, os quais abordem conteúdos acadêmicos sobre sustentabilidade, aplicados a problemas ambientais reais. Além disso, os alunos estarão desenvolvendo suas habilidades em lógica, enquanto especificam soluções para os problemas apresentados.

Coordenador(a): Clauirton de Albuquerque Siebra (clauirton@ci.ufpb.br).

Bolsista: Francisco Erberto de Souza.

 

3. Elaboração de um Curso Sobre o Uso de um Software Educativo no Ensino de Matemática

Elaborando um curso sobre como utilizar o software Octave voltado para o ensino de matemática, o projeto tem como objetivo enriquecer o aprendizado em escolas de nível médio através do uso desse software que é de livre distribuição e conta com recursos suficientes à maioria dos usuários na resolução de problemas matemáticos.

Coordenador(a): Tiago Pereira Nascimento (tiagopn@ci.ufpb.br).

Vice-coordenador(a): Alisson Vasconcelos de Brito (alisson@ci.ufpb.br).

Bolsista: Frank Cesar Lopes Veras.

 

4. Oficinas de Programação para Meninas do Ensino Médio: Estimulando o Interesse Pela Computação

A presença de mulheres nas áreas tecnológicas e especificamente na computação vem diminuindo ao longo dos anos. Uma das razões das carreiras na área de computação não serem escolhidas pelas mulheres é o fato delas não se sentirem aptas à tecnologia. O projeto de extensão “Oficinas de Programação para Meninas do Ensino Médio: despertando o interesse pela computação” contribui com a diminuição dessa barreira tecnológica através do ensino de programação. Este projeto está sendo realizado no Colégio da Polícia Militar, junto às alunas do 1º ano do ensino médio com o objetivo de estimulá-las ao uso da tecnologia e a considerar as carreiras da área de computação em suas escolhas profissionais. O projeto é composto por um conjunto de oficinas que fazem uso de ferramentas computacionais que estimulam o raciocínio lógico, o pensamento computacional e a solução de problemas, habilidades essenciais da programação.

Coordenador(a): Giorgia de Oliveira Mattos (giorgia@ci.ufpb.br).

Professor(a) Extensionista: Josilene Aires Moreira (josilene@ci.ufpb.br).

Bolsistas:  Andrea Brito do Nascimento (andrea.bnec@gmail.com); Cinthya Ponce Leon Vital (cinthyaponce_@hotmail.com).

 

5. Ensino de Programação para Alunos do Ensino Fundamental e Médio preparatório para OBI usando Plataformas de EAD

Elaborando um curso na modalidade de Ensino à Distância, o projeto tem como objetivo possibilitar o
aprendizado de programaçao através de materiais e atividades disponibilizados no fórum da plataforma Moodle da UFPB.

Coordenador(a): Valéria Gonçalves Soares (valeria@ci.ufpb.br).

Bolsista: Raul Victor Barreto Jacome Britto (raulbbritto@gmail.com).

 

6. Meninas e Jovens Fazendo Ciência da Computação: Despertando Vocações Para o Empoderamento Feminino

O projeto tem como objetivo despertar o interesse de meninas do ensino médio nos cursos de computação, promovendo palestras para mostrar as áreas de atuação, oportunidades, mercado de trabalho, realizando minicursos de programação, de robótica, oficina de jogos, a fim de difundir o conhecimento dos cursos pelas escolas.

Coordenador(a): Josilene Aires (josilene@ci.ufpb.br).

Bolsista: Angelina Stephanny da Silva Sales(angelphanny@hotmail.com).

 

7. Robótica Educacional – Um Projeto-Piloto no Centro Estadual Sesquicentenário e IEP

A robótica educacional é uma metodologia de ensino que tem como objetivo estimular no aluno a investigação e materialização dos conceitos aprendidos no conteúdo curricular. Vai muito além da construção de projetos e programação de robôs. Proporciona um aprendizado prático que desenvolve no aluno a capacidade de pensar e achar soluções aos desafios propostos. Incentiva o trabalho em grupo, a cooperação, planejamento, pesquisa, tomada de decisões, definição de ações, promove o diálogo e o respeito a diferentes opiniões.

Coordenador(a): Elizabet Maria Spohr de Medeiros (elizabet@ci.ufpb.br).

Bolsistas: Rafael Germano Luna de Oliveira; Odete Inglith Targino Taveira.