Público terá acesso a inovações tecnológicas no WebMedia2014

novembro 18, 2014

LOGOMARCA WEBMEDIA2014Evento começa nesta terça-feira, 18, no Centro de Convenções da capital, e público poderá ver, a partir das 18h30, tecnologias que ainda não chegaram ao país. O público da grande João Pessoa terá acesso, de terça a sexta-feira, desta semana, a demonstrações de inovações tecnológicas nunca apresentadas no Brasil, durante a realização do WebMedia2014,  o maior simpósio brasileiro de sistemas multimídia e web, que acontecerá no Centro de Convenções da capital.  A visita aos estandes e aos painéis será aberta ao público a partir das 18h30.

O evento está sendo realizado pelo Núcleo Lavid do Centro de Informática da UFPB e é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação. O WebMedia2014 tem uma ampla programação que apresenta a mais nova geração de pesquisas de aplicações interativas para TV digital, smartphones e outros dispositivos móveis, além de tecnologias assistivas para pessoas surdas e com deficiência visual e ainda experiências baseadas no uso de tecnologias para o cinema 3D.

Uma das atrações mais esperadas pelo público é Eric Rosembaum, do Massachusetts Institute of Technology – MIT Media Lab, dos Estados Unidos, que fará uma apresentação do seu invento, o Makey Makey, na quarta-feira, 19, às 19h45. O Makey Makey é um kit que inova na interação humano-computador, possibilitando que animais, seres humanos e até bananas funcionem como um teclado. Esse projeto pode ser acessado através do link http://makeymakey.com

FOTO MAKEY MAKEYDurante o evento, Eric Rosembaun abordará o tema “Banana Pianos and Musical Cartoons: Designing for Musical Tinkerability”.Ele é um dos doutorandos do grupo Lifelong Kindergarten, no MIT Media Lab (EUA) e trabalha com novas tecnologias que envolvem música, improvisação, brincar e aprender.

Outros cientistas de renome internacional também irão compartilhar as inovações em pesquisas nas áreas de informática, TV digital e tecnologias emergentes, durante o WebMedia2014.

A escola de design de Rhode Island, nos Estados Unidos, uma das mais antigas e conhecidas, estará representada pela pesquisadora Catherine Siller.  Ela apresentará a performance  “Voiced/Unvoiced” ,  na quinta-feira, 20, às 18h30. Os participantes irão presenciar um corpo vivo mergulhar em um mundo digital. O corpo vivo vai desaparecer e gerar um corpo digitalmente projetado.

Outro pesquisador convidado para o WebMedia2014 é Damian Schofield, da Universidade do Estado de Nova Iorque – SUNY/Oswego (EUA). Durante a palestra, na quinta-feira, às 19h, ele abordará sobre novas tecnologias emergentes e sua importância e exibirá filmes curta-metragem, estrelados por atores-robô e desenvolvidos de forma colaborativa e intercontinental.

Está sendo também esperada  a participação do palestrante Artur Lugmayr, da Universidade de Tecnologia de Tampere (TUT), na Finlândia, uma das grandes referências mundiais sobre convergência digital.

Artur Lugmayr é o fundador do Laboratório de Produção de Mídia e Entretenimento (EMMi). No WebMedia2014, ele fará palestra sobre “2050: A Small Travel Through the Previous 50 Years of Smart Media Eco-Systems: Smart Ubiquitous Media Eco-Systems”, na sexta-feira, às 20h. O tema será abordado face às últimas tendências na indústria de mídia, e como um potencial futuro poderia emergir.A tônica revisa as tendências atuais como, por exemplo, crowdfunding, a cadeia produtiva digital, os novos métodos de design de mídia, dispositivos portáteis, serviços personalizados e sistemas de apoio à decisão ao consumidor, jogos digitais, e dará insights sobre o potencial futuro da mídia como parte de ambientes de mídias inteligentes.

FOTO MAKEY MAKEY WEBMEDIAA vigésima edição do evento receberá um dos ícones brasileiros do cenário nacional e internacional de pesquisa em TV Digital: o professorLuiz Fernando Gomes Soares.O pesquisadorda PUC-Rio e coordenador do Laboratório Telemídia,Luiz Fernando Gomes Soares apresentará a palestra intitulada “Inter-thing Synchronization”, na sexta-feira, ás 19h.

O conceito de inter-thing synchronization é considerado como um problema de QoS em suas fases de inicialização, negociação, provisionamento e gerenciamento. Para as várias fases de QoS, a palestra abordará temas como parâmetros de infra-estrutura de desempenho, cronograma de sincronização, linguagens de especificação hipermídia, ferramentas de autoria, controle de admissão, adaptação em tempo de compilação, mecanismos de pré-busca inteligente, reserva de recursos, adaptação em tempo de execução, computação elástica,  sincronização inter-destino, ambient intelligence, entre outros. Em todos estes temas, o estado da arte é apresentado, bem como questões de pesquisa em aberto.

INSCRIÇÕES: O WebMedia2014 vai oferecer aos participantes uma vasta programação de palestras, sessões técnicas, minicursos e workshops, com informações disponíveis em http://lanyrd.com/2014/webmedia2014/As inscrições para o evento devem ser feitas pelo linkhttp://webmedia2014.lavid.ufpb.br/pt/inscricoes/ É necessário ter uma conta no sistema ECOS da SBC para realizar a inscrição.