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UFPB garante transporte institucional para estudantes do CCAE
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) formalizou, nesta quinta-feira, dia 26, um acordo que assegura transporte institucional para os alunos do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), localizado em Mamanguape e Rio Tinto. A medida facilita o acesso dos estudantes residentes em João Pessoa ao campus IV.
O compromisso foi confirmado em reunião no gabinete da Reitoria, com a presença da reitora Terezinha Domiciano, da pró-reitora de Assistência Estudantil, Geórgia Dantas, do diretor do CCAE, professor Joseilme Fernandes, do superintendente da Superintendência de Logística e Transporte (SULT/UFPB), Luiz Eduardo, do coordenador de orçamento da UFPB, Fernando Antônio Bezerra, e da discente e conselheira do Conselho Superior Universitário (CONSUNI), Érika Rodrigues.
A iniciativa é resultado de uma articulação entre a estudante Érika Rodrigues, do curso de Secretariado Executivo Bilíngue, do CCAE, unidade Mamanguape, e o diretor do CCAE, professor Joseilme Fernandes, que levaram a demanda à Reitoria. Ambos destacaram a relevância da medida para os alunos que enfrentam dificuldades no deslocamento diário entre João Pessoa e Rio Tinto, garantindo o acesso à educação superior.
Durante a reunião, a UFPB se comprometeu a disponibilizar o transporte de forma regular, assegurando que os alunos possam realizar o trajeto com segurança, sem prejudicar suas atividades acadêmicas. Espera-se, com a implementação do transporte, um aumento na frequência de participação nas atividades, promovendo maior interação entre os centros da Universidade e qualidade de ensino.
“O apoio da Reitoria do Campus IV e das demais instâncias universitárias demonstra o compromisso da UFPB com a inclusão e permanência estudantil, oferecendo soluções para superar obstáculos que possam comprometer o acesso ao ensino superior”, destacou a estudante.
“Essa medida representa um avanço significativo para a comunidade acadêmica do CCAE, reforçando a importância do diálogo e da colaboração entre gestores e estudantes para construir um ambiente universitário mais inclusivo e integrado”.
Texto: Sidney Nobrega Medeiros