HISTÓRICO

Em 17 de dezembro de 2011, o Centro de Informática (CI) foi apresentado para a comunidade acadêmica UFPB pelo o Prof. Guido Lemos em reunião realizada no Auditório da reitoria. Esse fato imprime um novo ritmo para o crescimento da área de Tecnologia da Informação na nossa instituição. Criado a partir do Departamento de Informática – CCEN, o CI abriga atualmente  três departamentos, três cursos de graduação, três cursos de pós-graduação e um núcleo de pesquisa e extensão (NPE LAVID). A resolução Resolução 25/2011 CONSUNI detalha toda a nova estrutura do centro.

O Centro de Informática (CI) da UFPB desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na área Computação, objetivando a formação profissional de excelência nos moldes dos Projetos Pedagógicos dos cursos que estão sendo criados para atender às metas definidas para o Programa de Expansão Universitária – REUNI/UFPB.

A criação do Centro de Informática (CI) da UFPB foi necessária devido ao crescimento recente do atual Departamento de Informática, que passa a oferecer, além dos tradicionais cursos de Graduação em Ciência da Computação e Mestrado em Informática, dois novos cursos de graduação. Tais cursos são: Bacharelado em Ciência da Computação (1985), o Mestrado em Informática (2004), o recém-criado e já iniciado Curso de Engenharia de Computação (com vagas ofertadas em 2011) e o curso de Bacharelado em Matemática Computacional, iniciando-se em Março de 2012.

Prof. Guido Lemos apresenta Centro de Informática para comunidade UFPB.

DEPARTAMENTOS

DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA

Com a aquisição e instalação do “mainframe” IBM 4341 no Campus I da Universidade Federal da Paraíba, e logo depois do boom do microcomputador no Brasil, os docentes da área de computação do Departamento de Matemática do CCEN se motivaram a criar o Departamento de Estatística e Informática e, dois anos mais tarde, criaram o Departamento de Informática. Atualmente o Departamento de Informática agrega professores cujo perfil enquadra-se preferencialmente em metodologias e técnicas de computação, com ênfase em Banco de Dados, Engenharia de Software, Linguagens de Programação, Inteligência Artificial e Sistemas de Informação.

Chefe: Prof. Hamilton Soares da Silva
Sub-Chefe: Prof. José Antônio Gomes de Lima

DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO

O Departamento de Sistemas de Computação foi criado junto com o Centro de Informática em 2011. O Departamento de Sistemas de Computação (DSC) agrega professores cujo perfil enquadra-se preferencialmente em sistemas de computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação, Microeletrônica, Hardware, Software Básico, Teleinformática, Processamento Gráfico (Graphics), Interfaces Humano-Computador, TV Digital.

Chefe: Prof. Iguatemi Eduardo da Fonseca
Sub-Chefe: Prof. Fernando Menezes Matos

DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA

O Departamento de Computação Científica foi criado junto com o Centro de Informática em 2011. O Departamento de Computação Científica agrega professores cujo perfil enquadra-se preferencialmente em teoria da computação e matemática da computação, com ênfase em Matemática Simbólica, Modelos Analíticos e de Simulação, Análise de Algoritmos e Complexidade de Computação, Computabilidade e Modelos de Computação, Linguagem Formais e Autômatos e Lógicas e Semântica de Programas.

Chefe: Prof. Roberto Quirino do Nascimento – Decano do DCC/CI no exercício da Chefia Departamental
Sub-Chefe: –