Tecnologia contra a corrupção

abril 18, 2017

Estudantes do CI participam de palestra de motivação para o HackFest

 

 

Representantes do Ministério Público da PB, Controladoria Geral da União (CGU) e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) falaram por mais de uma hora sobre como funciona o HackFest e quais suas finalidades em palestra para alunos do Centro de Informática (CI), no final da manhã de segunda-feira, 17, no auditório da unidade de ensino.

Durante o encontro, o alunado do CI foi convidado a participar da terceira edição do “HackFest Contra a Corrupção”, uma maratona de programação marcada para o período de 9 a 11 de junho, no Espaço Cultural, em João Pessoa.

Em nome dos órgãos e da organização do evento falaram o chefe da CGU, Gabriel Wright, e Nazareno Andrade, professor da UFCG. O Ministério Público foi representado por Inez Cândido. O professor Eudis Anjos fez a recepção do grupo, no âmbito do CI.

O evento tem por objetivo estimular o desenvolvimento de aplicativos, portais e plataformas que permitam ao cidadão ter maior acesso a informações sobre o uso dos recursos públicos e as relações entre políticos, instituições públicas e privadas.

O HackFest, que reúne profissionais e estudantes de tecnologia e de outras áreas em torno de uma maratona de programação, vai premiar os seis melhores trabalhos. Os grupos que tiverem o melhor desempenho terão financiamento, por um período de dois meses, para que aprimorem a solução tecnológica apresentada durante a HackFest.

Na palestra para os alunos do Centro, foram apresentados alguns portais e aplicativos criados em outras edições da HackFest e que vêm contribuindo nesse trabalho conjunto em prol de mais transparência pública na utilização do dinheiro do cidadão.

Dentre os exemplos apresentados, estão um portal que traz gráficos e informações detalhadas sobre a origem das verbas arrecadadas por candidatos a prefeito na última eleição.

Mais informações nos links:
www.hackfest.com.br
https://www.facebook.com/hackfestbrasil/?fref=ts

FONTE: Assessoria de Comunicação do CI