TV Câmara Federal propõe parceria com Lavid para criação de software que beneficiará pessoas surdas

dezembro 4, 2015

20151203_104707Uma equipe de representantes da TV Câmara Federal e da Secretaria de Comunicação Social da Câmara dos Deputados visitou, nesta quinta-feira, o Núcleo de Pesquisa e Extensão – Lavid do Centro de Informática (CI), ocasião em que propôs parceria com o Lavid, visando o desenvolvimento de um gerador de closed caption, a partir da emissão do áudio da programação.

O closed caption, a chamada legenda oculta, seria depois traduzido para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), com o uso da ferramenta VLibras, um software criado pelo Lavid.

A iniciativa vai permitir às pessoas surdas o acesso e compreensão dos conteúdos exibidos pela Rede Legislativa de TV em todo o país, beneficiando cerca de 10 milhões de cidadãos com algum grau de deficiência auditiva.

No grupo de visitantes estava a diretora da Coordenação de Rede Legislativa de Radio e TV, Evelin Maciel, além dos diretores de Gestão e Relacionamento, Roberto Fernandes e Alexandre Carrijo. Eles estiveram acompanhados pela jornalista Rafaela Cristofoli, da Câmara Municipal de João Pessoa.

Durante a visita ao Lavid tiveram acesso à plataforma VLibras, um conjunto de ferramentas computacionais, criado por pesquisadores do Lavid, que vai permitir a todos os portais do Governo Federal gerarem conteúdos na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). O software traduz do português para Libras qualquer conteúdo disponibilizado pelos sites da administração pública federal, seja texto, áudio ou vídeo.

Outra tecnologia que está sendo gestada no mesmo núcleo e que foi apresentada aos representantes da TV Câmara Federal é o aplicativo com conteúdos digitais interativos que serão exibidos nas TVs de 14 milhões de beneficiários do programa Bolsa Família, em todo o Brasil. Os aplicativos foram criados por demanda do Ministério da Cultura e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A iniciativa é uma das ações do Governo Federal visando promover o acesso de brasileiros de baixa renda aos benefícios da TV digital.

Os representantes da TV Câmara Federal foram recebidos pelos professores Tiago Maritan e Raoni Kulesza e outros pesquisadores do Lavid.
FONTE: Assessoria de Comunicação Social do CI