WIE DAY NA UFPB

março 8, 2018

Alunas dos cursos de engenharia promovem evento para celebrar Dia da mulher

O grupo Women in engineering (WIE), integrado por alunas do curso de Engenharia da Computação do Centro de Informática (CI) e de outras engenharias do Centro de Tecnologia (CT), está completando um ano de atuação na UFPB e vai celebrar a data na quinta-feira, 08, Dia internacional da mulher, com a realização do WIE Day, que traz uma vasta programação voltada às mulheres estudantes e àquelas que já ingressaram na vida profissional.

O WIE Day começa às 7h30, no auditório do Centro de Tecnologia (CT) da UFPB, com o credenciamento de participantes, e, às 8h30, está marcada a palestra de abertura com a professora Josilene Aires, do CI, coordenadora do projeto Meninas na Computação, que ensina noções de robótica a estudantes do ensino médio. No WIE Day, Josilene Aires vai falar sobre “Inserção feminina na ciência e tecnologia: desafios e perspectivas”.

Às 9h, a professora Clotilde Pimenta abordará o tema “Contando histórias: da universidade à vida profissional”. Durante uma mesa redonda programada para às 10h30, as professoras Thaís Gaudêncio, Camila Gerhke e Sayonara Eliziário debaterão com os participantes sobre “Igualdade de gênero na ciência brasileira, áreas de atuação e suas dificuldades”.

A empreendedora Carolina Candeia versará sobre “Os desafios de ser uma mulher e empreendedora no Brasil”. Sua palestra, às 11h30, terá como foco principal a experiência com os programas e redes de empreendedorismo voltados para mulheres e como isso trouxe avanços na sua área de atuação.

A programação do turno da manhã será encerrada com a cerimônia de troca de gestão do ramo estudantil do IEEE na UFPB. O IEEE é o Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos, uma organização profissional sem fins lucrativos fundada nos Estados Unidos, na década de 60.

Após o almoço, os organizadores vão oferecer um minicurso de MATLAB, que irá introduzir conceitos básicos essenciais para o entendimento e manipulação dessa ferramenta. Será ministrado por Cecilia Flavia, Marília Karla e Diego Patrício.

Outro minicurso também disponibilizado aos inscritos é o de Confecção de placas de circuito impresso, que ensinará como criar o esquemático do circuito, além de como desenhar e visualizar o layout da placa. Os minicursos serão introdutórios, de modo a permitir a participação de estudantes de diferentes períodos. Os ministrantes serão Lucas Lima, Natália Caroline e Emanuella Maria.

Link para inscrição no WIE Day.

Link para inscrição em minicursos.

FONTE: Assessoria de Comunicação do CI