WIEDAY NO CI / UFPB

maio 12, 2017

Professor fala de práticas meditativas e exercícios que melhoram desempenho na carreira

 

Foco, decisão, motivação, conscientização e exercícios de concentração e relaxamento são fatores determinantes para se obter um bom desempenho na carreira. A lição vem de Edison Roberto Cabral, um experiente professor universitário, que na manhã desta sexta-feira, 12, proferiu palestra de abertura do WIEDAY, no auditório do Centro de Informática (CI) da UFPB.

 

O evento será realizado também no turno da tarde e está sendo promovido pela Women in Engineering (WIE) , uma das maiores organizações profissionais dedicadas a incentivar o ingresso de mulheres nas engenharias. O WIEDAY também está homenageando as mães de alunos e alunas da UFPB. Durante a abertura, os participantes foram recepcionados pelo diretor do CI, Hamilton Soares.

Em sua abordagem sobre o tema “De mãos dadas com o sucesso”, o professor Edison Roberto Cabral, que é docente emérito da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e professor visitante da UFPB, apresentou à comunidade acadêmica do CI pesquisas recentes sobre a neuroplasticidade do cérebro humano.

Ele mostrou como exercícios mentais, relaxamento e a diversificação de atividades podem melhorar a funcionalidade do cérebro. “O desenvolvimento de um novo caminho neural pode quebrar um hábito, determinando um novo aprendizado”, observou.

O palestrante apresentou imagens do cérebro mostrando que processos do tipo vontade, meditação e oração estão associados ao aumenta da energia nos lobos frontais. Com o lobo frontal, realizamos tarefas a partir de determinadas estratégias, permitindo-nos organizar uma sequência lógica para solução de um problema. Essa área está ligada à fixação da atenção e à capacidade de percebermos com crítica a coerência dos nossos atos.

 

PROGRAMAÇÃO:

A programação, constou, ainda, de mesa-redonda, às 10h30, sobre “A influência da tecnologia no nosso cotidiano”, com a participação dos professores Eudis Anjos , Camila Mara Vital Barros , Mardson Freitas de Amorim, Danielle Rousy , Thaís Gaudencio e Ruy Alberto Pisani Altafim .

Às 11h30, foi realizada uma palestra sobre “A importância da visão feminina na TI” , com a participação das professoras Paula Cavalcanti e Polliane Mendes. No turno da tarde, serão oferecidos dois minicursos sobre “Projeto de placa de circuito impresso utilizando o KICAD” e “Introdução ao Ruby on Rails” .

A diretoria do WIE UFPB é formada por alunas do curso de Engenharia da Computação do CI, tendo Marília Lopes na presidência; Natália Barreto,vice-presidente; Emanuella Barbosa, secretária, e Suanny Vieira, tesoureira. A professora Camila Mara Vital Barros , do Departamento de Sistemas de Computação (DSC) do CI é conselheira do WIE UFPB.

O evento conta com apoio da direção do CI, do Laboratório de Sistemas Embarcados e Robótica (Laser), Laboratório de Sistemas Digitais (Lasid), Laboratório de Medidas e Instrumentação (LMI) e Laboratório de Computação Ubíqua e Móvel (LUMO).

Visite a página do WIEDAY no facebook.

FONTE: Assessoria de Comunicação do CI