Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ciência da Computação é bem avaliado no ENADE com nota 04

Ciência da Computação é bem avaliado no ENADE com nota 04

Enade

Notas médias dos estudantes ficaram acima do total das notas médias conjuntas dos cursos de Ciência da Computação da PB, do Nordeste e do Brasil
última modificação: 27/04/2023 13h47

O Curso de Ciência da Computação do CI obteve nota 04 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - ENADE/2021, um nível de avaliação muito positivo, considerando que 05 é o maior conceito na escala avaliativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que coordena o ENADE. Esse nível de qualidade do curso foi revelado após aplicação de provas que avaliaram a performance de 62 alunos concluintes, no ano de 2021, durante a pandemia de covid-19, um período difícil para a comunidade universitária, de aulas online e de desgastes emocionais.

O relatório com os resultados do ENADE/2021, divulgado no final de 2022, pelo INEP, apresenta outro dado que demonstra o alto padrão de formação científica e tecnológica ofertado pelo CI aos alunos: as notas médias dos estudantes nos dois itens avaliativos que compõem o ENADE ficaram acima do total das notas médias conjuntas dos cursos de Ciência da Computação da Paraíba, do Nordeste e do Brasil. Na prova que avalia o Componente de Conhecimento Específico os alunos obtiveram nota 42,0 e no exame sobre o Componente de Formação Geral receberam nota 45,4.

O ENADE foi realizado em 14 de novembro de 2021, em 1.422 municípios brasileiros. O exame é um dos pilares de avaliação do SINAES, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, criado pela Lei no 10.861, de 14 de abril de 2004. Além do ENADE, os processos de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional constituem o tripé avaliativo do SINAES. Os resultados desses instrumentos avaliativos, reunidos, permitem conhecer, em profundidade, o modo de funcionamento e a qualidade dos cursos e Instituições de Educação Superior (IES) de todo o Brasil.

Dentre as inovações introduzidas nos relatórios do ENADE/2021, a coordenação do exame destaca: um relatório específico sobre o desempenho das diferentes áreas na prova de Formação Geral; uma análise do perfil dos coordenadores de curso; uma análise sobre a percepção de coordenadores de curso e de estudantes, sobre o processo de formação ao longo da graduação; uma análise do desempenho linguístico dos concluintes, a partir das respostas discursivas na prova de Formação Geral.

Segundo o INEP, essas medidas adotadas fazem parte de um amplo processo de revisão e reflexão sobre os caminhos percorridos nos dezoito primeiros anos do SINAES, a fim de aperfeiçoar os processos, instrumentos e procedimentos de aplicação e, por extensão, de qualificar a avaliação da educação superior brasileira, ampliando ainda sua visibilidade e utilização de resultados.

Em anexo, o relatório completo do ENADE com a avaliação do Curso de Ciência da Computação do CI e gráficos que destacam a nota média obtida pelos alunos em comparação com as médias conjuntas de outros cursos de Ciência da Computação da PB, da região Nordeste e do país.

Relatório Enade 2021

Texto: Madrilena Feitosa, da Ascom do CI