Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor do CI e equipe recebem prêmio por melhor artigo em simpósio de redes

Professor do CI e equipe recebem prêmio por melhor artigo em simpósio de redes

última modificação: 26/08/2021 14h18

O professor Fernando Matos, do Centro de Informática (CI) da UFPB, integra a equipe de pesquisadores que recebeu o prêmio de melhor artigo apresentado no XXXIX Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC), a principal conferência de redes do Brasil.

Fernando Matos, do Laboratório de Computação Ubíqua e Móvel (LUMO) do CI, é um dos colaboradores na realização da pesquisa intitulada  "PipeConf: Uma Arquitetura Integrada para Configuração Automatizada de Ativos de Rede Heterogêneos" e que foi apresentada durante o XXVI Workshop de Gerência e Operação de Redes e Serviços (WGRS) 2021, promovido pelo Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC), de 16 a 20 de agosto.

A premiação, em forma de certificação, é compartilhada com os seguintes autores: Aecio Pires, do Instituto Federal da Paraiba (IFPB); Paulo Ditarso Maciel Jr. (IFPB); Diego Pessoa (IFPB), e  Aldri dos Santos, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O artigo aborda um problema nas redes locais de grande porte que é o trabalho repetitivo e manual de configuração de ativos de redes. Por ser um trabalho manual, é muito suscetível a erros e possui pouca ou nenhuma rastreabilidade de alterações ao longo do tempo. Assim, a proposta do trabalho é uma arquitetura baseada na abordagem Infraestrutura como Código (Infrastructure as Code - IaC) para automatizar a configuração de ativos de redes considerando diferentes modelos e fabricantes.

Link para o evento: https://www.sbrc2021.facom.ufu.br/

FONTE: Assessoria de Comunicação do CI