Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UFPB lança sistema de acompanhamento de egressos de graduação

UFPB lança sistema de acompanhamento de egressos de graduação

Ferramenta oferece uma visão multidimensional sobre a trajetória dos ex-alunos.
última modificação: 07/08/2024 11h12
Saego

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) apresentou, na última sexta-feira (2), o Sistema de Acompanhamento de Egressos de Graduação (SAEGO/Graduação), marcando um avanço significativo no monitoramento e na análise do impacto educacional na vida dos ex-alunos. A cerimônia de lançamento ocorreu no auditório de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), e contou com a presença de acadêmicos e administradores da universidade.

O SAEGO/Graduação, desenvolvido pelo Laboratório de Estudos em Modelagem Aplicada (LEMA) da UFPB, é parte de uma plataforma maior que será integrada futuramente, conhecida como Plataforma de Egressos UFPB. Este sistema utiliza engenharia de software avançada para gerar métricas e indicadores que permitem o acompanhamento multidimensional dos dados dos alunos egressos. As informações disponibilizadas incluem a inserção dos egressos no mercado de trabalho, empreendedorismo, dependência de políticas públicas sociais, inserção em programas de pós-graduação, e contribuições para a produção científica e tecnológica.

Com a implementação do SAEGO/Graduação, o público em geral ganhou acesso a dados detalhados sobre os egressos de graduação da UFPB. O sistema já estava operativo antes da apresentação, mas foi durante o evento que o módulo 'graduação' foi oficialmente aberto ao público. O número de alunos egressos acompanhados pelo sistema é de 42.795, referente aos que ingressaram nos mais de 130 cursos de graduação da UFPB entre os anos de 2003 a 2020 e que já concluíram seus cursos.

O professor Pablo Nogueira, chefe de gabinete da Reitoria e responsável pelo acompanhamento do desenvolvimento da plataforma, destacou a inovação do SAEGO como um sistema pioneiro no Brasil, tanto pela quantidade quanto pela qualidade das informações que apresenta. Ele enfatizou a importância da privacidade, mencionando que o sistema protege a identidade dos alunos egressos enquanto fornece dados estatísticos completos.

O coordenador do LEMA, professor Alessio Almeida, relembrou que o SAEGO começou como um protótipo em 2016, inicialmente para o acompanhamento dos alunos egressos da graduação em ciências econômicas da UFPB. Desde então, o sistema foi expandido para incluir dados de todos os egressos da graduação, pós-graduação e ensino técnico/profissionalizante. Esta expansão atendeu a uma deliberação do Comitê de Governança, Controle Interno e Gestão de Risco (ComGov) da UFPB, presidido pelo Reitor Valdiney Gouveia, e aprovada pelo comitê em junho do mesmo ano.

O SAEGO realiza o acompanhamento ampliado dos egressos através do cruzamento de dados de plataformas como 'Sucupira' da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), 'Lattes' do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e informações do Ministério do Trabalho. Isso permite dimensionar informações sobre a inserção ocupacional dos egressos no mercado formal de trabalho, incluindo estatísticas salariais. A iniciativa da UFPB demonstra um compromisso contínuo com a qualidade acadêmica e com o sucesso de seus alunos após a graduação.

Fonte: Ascom/UFPB