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Onze cursos da UFPB recebem conceitos 4 e 5 do MEC
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) obteve resultados importantes nas últimas avaliações do Ministério da Educação (MEC) de Conceito de Curso (CC), nota final de qualidade dada pelo MEC aos cursos de graduação de instituições de ensino superior (IES) credenciadas. Dos 11 cursos de graduação da UFPB avaliados na ocasião, cinco receberam a nota de excelência (conceito 5), enquanto os demais conquistaram CC 4, considerado ‘muito bom’. As avaliações foram realizadas entre 14 de novembro e 20 de dezembro.
O procedimento realizado foi o modelo de Avaliação Externa Virtual in Loco, que reúne especialistas selecionados pelo MEC com base em qualificações acadêmicas e experiência profissional. Cada curso foi avaliado por uma comissão específica, totalizando 11 comissões recebidas pela UFPB nesse período.
Os cursos que alcançaram CC 5 são:
- Bacharelado em Ciência da Computação (Centro de Informática - CI);
- Bacharelado em Música (Centro de Comunicação, Turismo e Artes - CCTA);
- Licenciatura em Geografia (Centro de Ciências Exatas e da Natureza - CCEN);
- Licenciatura em Pedagogia (Centro de Educação - CE);
- Tecnologia em Produção Sucroalcooleira (Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional - CTDR).
Os demais, avaliados com conceito 4, incluem as Licenciaturas em Dança e Teatro (CCTA), além das Licenciaturas em Química, Matemática e Biologia (CCEN) e Letras Clássicas – Grego e Latim (CCHLA).
Notas anteriores
Dois cursos que já possuíam CCs passaram por novas avaliações. É o caso de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira, que subiu de 4 para 5, o que consolida sua excelência acadêmica. A Licenciatura em Dança, que obteve na avaliação imediatamente anterior a nota 5, passou para 4 desta vez. A UFPB solicitou a impugnação do resultado.
Mantiveram o CC 4 (muito bom) a Licenciatura em Teatro e a Licenciatura em Letras Clássicas (Grego e Latim). Os sete cursos restantes não possuíam nota relativa a esse indicador e fizeram sua estreia com as notas acima da média.
Reconhecimento e agradecimento aos envolvidos
A Pró-Reitora de Graduação, professora Ana Cláudia Rodrigues, destacou a relevância do processo avaliativo para o fortalecimento da Universidade e agradeceu o apoio das Reitoras, professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega, bem como de toda a comunidade acadêmica pelo resultado conquistado.
“Esta avaliação não apenas legitima a excelência do trabalho acadêmico desenvolvido na UFPB, mas também sinaliza caminhos para o aprimoramento contínuo. Em nome das Reitoras, professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega, agradecemos a todos e todas que contribuíram para esse resultado - docentes, discentes, técnicos-administrativos e terceirizados - além de um agradecimento especial aos coordenadores de curso e aos membros dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs). É um esforço coletivo que consolida nossa instituição como referência em educação superior, com um compromisso contínuo com a formação ética e cidadã”, afirmou a titular da PRG.
O professor Hildebrando Diógenes, Coordenador de Regulação e Avaliação (CRA) da PRG e responsável pela articulação do processo avaliativo junto ao MEC, também comemorou os resultados. Ele também projetou objetivos futuros.
“Em pouco mais de 30 dias, avaliamos 11 cursos, e cinco deles conquistaram a nota máxima. Esses números refletem o empenho de nossa comunidade acadêmica, em especial dos coordenadores de curso, que lideraram esse processo com dedicação. Nossa meta agora é atualizar 100% dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) até 2025, assegurando que todos os cursos alcancem a excelência. Além disso, iniciamos um novo capítulo com o processo de recredenciamento institucional, fruto do trabalho conjunto com o MEC, que fortalecerá ainda mais nossa posição de destaque no ensino superior”, disse o docente.
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Texto: Vinícius Vieira
Foto: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB