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Relatório de Gestão 2021

por CI última modificação 03/06/2022 19h11

DIREÇÃO DO CENTRO

Direção
Lucidio dos Anjos Formiga Cabral

Vice-Direção
Tiago Maritan Ugulino de Araújo

Secretaria
Danniel Juliano Serrano Macedo

 

ASSESSORIAS

Assessoria Administrativa
Daniel de Cruz França

Assessoria de Comunicação e Marketing
Diolinda Madrilena Feitosa Silva

Assessoria de Extensão
Giorgia de Oliveira Mattos

Assessoria de Finanças
Maria Suzana Guerra de Oliveira

Assessoria de Gestão de Pessoas
Daniel de Cruz França

Assessoria de Graduação
Bruno Petrato Bruck

Assessoria de Internacionalização
Tiago Maritan Ugulino de Araújo

Assessoria de Planejamento
Camilo Sobreira Duarte Filho

Assessoria de Pós-Graduação e Pesquisa
Fernando Menezes Matos

Assessoria de Tecnologia
Clístenes Angelus da Silva Inácio

 

BIBLIOTECA SETORIAL
Rogério Ferreira Marques

 

COMISSÃO DE BIOSSEGURANÇA INTERNA
Valdecir Becker
Roberto Quirino do Nascimento
Tadea Maria da Silva

 

DEPARTAMENTOS ACADÊMICOS

Departamento de Computação Científica
Gilberto Farias de Sousa Filho

Departamento de Informática
Daniela Coelho Batista Guedes Pereira

Departamento de Sistemas de Computação
Alisson Vasconcelos de Brito

 

COORDENAÇÕES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO

Bacharelado em Ciência da Computação
Leandro Carlos Souza

Bacharelado em Ciência de Dados e Inteligência Artificial
Bruno Jefferson de Sousa Pessoa

Bacharelado em Engenharia de Computação
Veronica Maria Lima Silva

Licenciatura em Computação à Distância
Kely Diana Villacorta Villacorta

Bacharelado em Matemática Computacional
Roberto Quirino do Nascimento

 

COORDENAÇÕES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Programa de Pós-Graduação em Informática
Fernando Menezes Matos

Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional
Antonio José Boness dos Santos

Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes
Carlos Eduardo Coelho Freire Batista

 

 

SUMÁRIO 

 

1 APRESENTAÇÃO

 

2 RELATÓRIO DE GESTÃO DO CENTRO DE INFORMÁTICA

2.1 ÁREA FINANCEIRA

2.2 ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS

2.3 ÁREA ADMINISTRATIVA

2.4 ÁREA INFORMÁTICA

2.5 ÁREA DE GESTÃO ACADÊMICA (GRADUAÇÃO)

2.6 ÁREA DE GESTÃO ACADÊMICA (PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA)

2.7 ÁREA DE GESTÃO ACADÊMICA (EXTENSÃO)

 

3 PRINCIPAIS DESAFIOS E AÇÕES FUTURAS PARA O CI

3.1 GRADUAÇÃO

3.2 PÓS-GRADUAÇÃO

3.3 PESQUISA E EXTENSÃO

3.4 INFRAESTRUTURA

3.5 ADMINISTRAÇÃO

 

 

1 APRESENTAÇÃO

O Centro de Informática (CI) foi apresentado para a comunidade acadêmica da UFPB pelo Prof. Guido Lemos em reunião realizada no Auditório da Reitoria, em 17/12/ 2011. Esse foi um marco no crescimento da área de Tecnologia da Informação na nossa instituição. Oriundo do Departamento de Informática – CCEN, o CI é composto por três Departamentos, quatro Cursos de Graduação, três Cursos de Pós-Graduação e um Núcleo de Pesquisa e Extensão (NPE/LAVID). A Resolução 25/2011 CONSUNI normatiza a estrutura do centro.

O Centro de Informática (CI) da UFPB desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Computação, objetivando a formação profissional de excelência conforme Projetos Pedagógicos dos cursos criados principalmente para atender o Programa de Expansão Universitária – REUNI/UFPB.

A justificativa de criação do Centro de Informática (CI) da UFPB foi o crescimento do anterior Departamento de Informática, que passou a oferecer, além dos iniciais cursos de graduação em Ciência da Computação (1985) e Mestrado em Informática - PPGI (2004), três novos cursos de graduação. Sendo estes: o curso de Engenharia de Computação (2011), o curso de Matemática Computacional (2012), e o recém-criado Curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial (2020). Além dos elencados, outros dois cursos de Pós-graduação foram criados, o curso de Modelagem Matemática e Computacional - PPGMMC (2014), e o curso de Computação, Comunicação e Artes - PPGCCA.

O CI conta, atualmente, com 26 (vinte e seis) servidores técnico-administrativos, aproximadamente 66 (sessenta e seis) docentes vinculados aos seus 3 (três) departamentos: de Computação Científica (22), de Informática (23) e de Sistemas de Computação (21), que também atuam em seus 3 (três) programas de pós-graduação.

Mesmo enfrentando os desafios de iniciar uma administração de centro em situação política e econômica adversa, a gestão à frente da Direção de Centro, visou a garantia da infraestrutura física e organizacional mínimas para o adequado funcionamento das atividades meios administrativas e fins acadêmicos.

Nesse artefato visamos apresentar os resultados obtidos no exercício de 2021, e seus reflexos nas atividades operacionais administrativas e de Ensino, Pesquisa e Extensão à comunidade acadêmica do CI.

 

2 RELATÓRIO DE GESTÃO DO CENTRO DE INFORMÁTICA

Aqui serão apresentadas as principais ações efetuadas pela gestão do CI no exercício de 2021, relacionando-as com os objetivos estratégicos do PDI da UFPB de 2019-2023.

 

2.1 ÁREA FINANCEIRA

Perspectiva: Orçamento

Objetivo Estratégico - ORC.01: Assegurar uma gestão orçamentária e financeira participativa e eficiente, priorizando as ações estratégicas.

A execução orçamentária e financeira do CI teve seu lastro no Plano Anual de Contratações (PAC) de 2021, apresentado pela Assessoria Financeira do CI no exercício anterior, conforme Instrução Normativa Nº 1/2019 da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia.

Durante o período pandêmico de COVID-19, as aulas e atividades administrativas foram remotas, havendo proibição de eventos e restrições às viagens, o que acarretou em uma redução das demandas por serviços de pessoa jurídica e materiais de expediente, reduzindo significativamente a execução orçamentária de custeio. Visando adequar-se à nova realidade, onde o orçamento inicial de capital havia sido extinto, foi solicitada a alteração de parte do crédito de custeio para crédito de capital por meio do processo nº 23074.079259/2021-88 . Possibilitando o atendimento a demandas de aquisições de equipamentos permanentes necessários à execução dos programas, projetos e ações, estando como contribuições para realização dos objetivos estratégicos estabelecidos no PDI.

Na sequência, expomos o quadro geral da execução orçamentária no exercício de 2021.

EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DO CI EM 2021

ELEMENTO DE DESPESA

ORÇAMENTO PLANEJADO

EMPENHADO

EXECUÇÃO %

EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE

R$ 63.670,18

R$ 53.965,31

 

MATERIAL DE CONSUMO

 

R$ 27.124,59

 

OUTROS SERVICOS DE TERCEIROS - PJ

 

R$ 4.200,00

 

SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMACAO E COMUNICACAO - PJ

     

BOLSA ESTÁGIO

 

R$ 3.124,66

 

TOTAL CUSTEIO

R$ 100.063,00

R$ 31.324,59

31,30%

TOTAL CAPITAL

R$ 10.642,73

R$ 53.965,31

507,06%

       

ORÇAMENTO GERAL

R$ 110.705,73

R$ 85.289,90

85,29%

 

Conforme o processo de número 23074.106362/2020-78, foi previsto para o Centro de Informática um orçamento com o total de R$ 100.063,00 para uso em despesas de custeio, e R$ 10.642,73 para uso em despesas de capital.

Após consulta, por meio do processo 23074.079259/2021-88, o Centro decidiu por um pedido de alteração de créditos de custeio para capital no valor total de R$ 53.027,45. Realizada a operação, o Centro dispôs de um orçamento de R$ 47.036,03 para despesas de custeio e de 63.670,18 para despesas de capital.

Desses valores, foi empenhado um total de R$ 53.965,31 em despesas de capital e R$ 31.324,59 em despesas de custeio. Com base nessas informações, conclui-se que 31,30% do orçamento para despesas de custeio foi executado e 507,06% do orçamento para despesas de capital também. Partindo de uma análise do total disponível inicialmente, 85,29 % do orçamento do Centro foi executado.

Para o atendimento das demandas específicas do CI por materiais e serviços foram elaborados e encaminhados à Pró-Reitoria Administrativa (PRA/UFPB) os processos preliminares de compras e contratações dos itens que não estavam previstos nos pregões da instituição elencados a seguir.

 

PROCESSOS DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES ESPECÍFICAS

Nº DO PROCESSO

Formalização da Demanda para Compra de Cadeados do tipo segredo em série

23074.047954/2021-65

Formalização da Demanda para Aquisição de Capacetes de Segurança para o almoxarifado setorial

23074.047965/2021-59

Formalização da Demanda para aquisição de circuito fechado de TV para câmeras de segurança

23074.054632/2021-82

Formalização da Demanda para aquisição de Claviculário para a assessoria administrativa

23074.067928/2021-87

Formalização da Demanda para aquisição de material para a copa do centro

23074.084478/2021-19

 

2.2 ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS

Perspectiva: Pessoas

Objetivo Estratégico - PInf.P.01. Capacitar e qualificar os servidores em áreas estratégicas.

As ações de capacitação incluem a qualificação de servidores por meio de realização de cursos relacionados à novas metodologias de aprendizagem e de avaliação, a utilização dos sistemas durante o trabalho remoto, a promoção de medidas de biossegurança e de boas práticas no enfrentamento da emergência de saúde pública por conta da COVID-19 na UFPB. Também foram realizadas ações de qualificação e promoção da capacitação de dois servidores em cursos de pós-graduação em nível de doutorado.

Ademais, visando garantir a excelência das atividades de ensino, de pesquisa e extensão, assim como dos serviços administrativos, o CI custeou as despesas com as taxas de participações em eventos, apresentação de trabalhos e publicações dos docentes e técnicos administrativos em alguns eventos técnico-científicos.

Objetivo Estratégico - PInf.P.03. Promover a qualidade de vida, saúde e segurança do trabalho.

Diante da necessidade do enfrentamento à pandemia de COVID-19 foi criada a Comissão Interna de Biossegurança do Centro de Informática CI/UFPB, designada pela Portaria Nº 1 / 2021 - CI - SEC, número de protocolo 23074.013941/2021-20 . No Centro de Informática houve a adoção de um protocolo criado por um grupo de trabalho multidisciplinar com nas ações de biossegurança para retorno das atividades de ensino, pesquisa e extensão, o Protocolo de Biossegurança para retorno das atividades nas Instituições Federais de Ensino. Esse protocolo tem como objetivo a manutenção de um ambiente seguro e saudável para alunos, servidores e colaboradores.

Perspectiva: Segurança

Objetivo Estratégico - PInf.Se.01. Prover a segurança das pessoas, do patrimônio e da informação.

No sentido de garantir a segurança das pessoas, foram realizadas ações voltadas à biossegurança, como por exemplo a disponibilização de dispensers de álcool em gel, disponibilização emergencial de máscaras de proteção, instalação de tapetes sanitizantes, divulgação de informações relacionada à biossegurança, controle de acesso e manutenção do asseio dos ambientes. A prestação de serviços de portaria e guarda patrimonial foi mantida e direcionada para promoção da segurança do patrimônio físico e das pessoas que fazem parte da comunidade do Centro de Informática.

 

2.3. ÁREA ADMINISTRATIVA

Perspectiva: Infraestrutura

Objetivo Estratégico - PInf.IF.01. Modernizar e adequar a infraestrutura física

  • Realização de serviços de pintura nas áreas internas do Centro de Informática, incluindo os setores administrativos, as áreas comuns, as salas de aula e os laboratórios.
  • Reforma e adequação de salas de aula no primeiro andar do prédio anexo
  • Instalação e manutenção do forro de gesso do prédio anexo.
  • Adequação das instalações elétricas utilizadas pelos equipamentos de infraestrutura de redes.
  • Realocação de salas de aulas no prédio anexo.

Objetivo Estratégico - PInf.IF.02. Assegurar as aquisições e os serviços gerais e de manutenção necessários ao funcionamento da instituição

  • Revisão de infiltrações no telhado no prédio do Centro de Informática.
  • Realização de serviços de manutenção elétrica no quadro de distribuição dos laboratórios de pesquisa
  • Manutenção dos serviços de limpeza e conservação.
  • Instrução dos prestadores de serviço no que se refere aos procedimentos necessários para a manutenção dos padrões de biossegurança.

Perspectiva: Segurança

Objetivo Estratégico - PInf.Se.01. Prover a segurança das pessoas, do patrimônio e da informação.

Conforme mencionado na Seção 2.2, uma das ações para prover a segurança das pessoas nesse período de pandemia, envolveu a preparação dos ambientes do CI para atender os requisitos de biossegurança definidos no protocolo geral de biossegurança da UFPB e do CI, incluindo a instalação de dispensers de álcool em gel, colocação de tapetes sanitizantes, além da divulgação de informações relacionada à biossegurança, entre outros. Além disso, também foram desenvolvidas ações administrativas para prover a segurança do patrimônio e da informação do CI. Entre essas ações pode-se destacar:

  • Manutenção de serviços de controle de entrada na portaria
  • Supervisão e manutenção dos serviço de guarda patrimonial durante todo o período
  • Controle da movimentação de bens públicos

 

2.4 ÁREA INFORMÁTICA

Perspectiva: Infraestrutura

Objetivo Estratégico - PInf.IF.02. Assegurar as aquisições e os serviços gerais e de manutenção necessários ao funcionamento da instituição.

  • Mapeamento geral da situação dos computadores dos laboratórios de ensino do CI, com o intuito de identificar o quantitativo de computadores funcionais e disponíveis para as atividades de ensino, o tempo de vida desses computadores, entre outros;
  • Revisão e preparação das máquinas dos laboratórios de ensino do CI (CI-101, CI-105, CI-106 e CI-107) para o retorno presencial;
  • Verificação e reparo de falhas na estrutura de rede;
  • Manutenção dos equipamentos de rede, dos servidores e dos serviços computacionais utilizados pelo CI;
  • Ação em conjunto com o STI para mitigar problemas na Rede do centro;
  • Criação do novo site do CI e atualização das informações;
  • Implantação do Sistema de Apoio a Decisão do Centro de Informática (SACI);

 

2.5 ÁREA DE GESTÃO ACADÊMICA (GRADUAÇÃO)

Perspectiva: Gestão Acadêmica

Objetivo Estratégico - PI.GAc.01. Fortalecer o desempenho acadêmico e PI.GAd.01: Desenvolver e executar rotinas participativas de planejamento, avaliação e controle;

Durante o ano de 2021, as atividades de ensino funcionaram em formato remoto em razão da pandemia da COVID-19, e foram realizadas várias ações com o intuito de tentar prover a melhor experiência de ensino possível e minimizar os prejuízos na formação dos alunos eventualmente causados pelo ensino remoto e distanciamento social. Além disso, os professores e servidores técnico-administrativos do CI realizaram diversas reuniões internas e com a Pró-reitoria de Graduação (PRG) para planejamento estratégico, identificação de problemas enfrentados no ensino em razão da pandemia, política e preparação para o retorno presencial, creditação de atividades de extensão na UFPB, entre outros.

Outra ação desenvolvida no CI que merece destaque é o desenvolvimento e implantação do Sistema de Apoio à Decisão do Centro de Informática (SACI). A ideia do sistema é prover um conjunto de ferramentas que utilizam técnicas e algoritmos de Otimização para auxiliar na tomada de decisão e na gestão universitária. A versão atual, lançada em 2021, conta com um módulo destinado aos discentes do CI para que estes possam realizar um planejamento otimizado de seus horários. Esse módulo considera a grade curricular e o histórico do discente para gerar um possível planejamento de quais disciplinas poderiam ser cursadas nos próximos períodos a fim de minimizar o tempo de formação. É possível customizar vários parâmetros da simulação como, por exemplo, as cargas horárias máxima e mínima de um período, em que período uma disciplina deve ser cursada, o horário de uma disciplina, se ela é obrigatória ou não, dentre outros.

A idealização de um sistema assim começou em 2007 com o professor Anand Subramanian que, durante sua graduação, fez o estudo de um modelo para a otimização do horário individual de alunos para o curso de Engenharia de Produção Mecânica da UFPB. A ideia foi revisitada em 2013 no TCC de Luciano Costa e finalmente retomada em 2020, quando conseguimos a aprovação do projeto PROBEX intitulado "Desenvolvimento de um Sistema de Apoio à Decisão do Centro de Informática (projeto SACI)", coordenado pelos Professores Bruno Bruck e Anand Subramaian do CI, e que contou também com a participação de vários discentes do CI no seu desenvolvimento. O sistema está disponível no endereço sa.ci.ufpb.br. Atualmente, através dele é possível acessar o módulo de programação de horários utilizando as credenciais do SIGAA por meio da API de autenticação da STI. A seguir, serão destacadas as principais ações desenvolvidas na área de gestão acadêmica da graduação durante o ano de 2021.

  • Desenvolvimento e implantação do Sistema de Apoio a Decisão do Centro de Informática (SACI);
  • Realização de várias reuniões de planejamento estratégico com coordenadores de curso e chefes de departamento, com o intuito de discutir eventuais problemas enfrentados nos cursos de graduação do CI decorrentes de evasão e abandono dos estudantes, de como mitigar os problemas dos estudantes em razão da pandemia, de como divulgar e comunicar melhor as ações e projetos do CI para os nossos estudantes, entre outros;
  • Realização de várias reuniões de com a Pró-reitoria de Graduação (PRG) para planejamento dos períodos suplementares, planejamento para retorno presencial, políticas de biossegurança, entre outros;
  • Realização de reuniões de com a PRG para discutir sobre o retorno ao período regular para o semestre letivo 2021.2;
  • Realização de reuniões com a PRG para tratar sobre a minuta de creditação da extensão na UFPB;
  • Discussão e elaboração de nova proposta de Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Bacharelado em Ciência da Computação;
  • Assistência em ações ou informações que envolvessem a graduação;

 

2.6 ÁREA DE GESTÃO ACADÊMICA (PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA)

Perspectiva: Gestão Acadêmica

Objetivo Estratégico - PI.GAc.01. Fortalecer o desempenho acadêmico e PI.GAc.03: Incentivar a produção acadêmica e a inovação científica e tecnológica.

No âmbito da Pós-Graduação, em 2021, as atividades de ensino também funcionaram em formato remoto em razão da pandemia da COVID-19, e também foram realizadas várias ações e reuniões com o intuito de tentar minimizar os prejuízos na formação dos alunos eventualmente causados pelo ensino remoto e distanciamento social, e tentar prover melhor experiência de ensino possível aos alunos, bem como tentar minimizar enfrentados nos trabalhos de dissertação que vinham sendo desenvolvidos pelos nossos discentes. Além disso, os professores e servidores técnico-administrativos do CI também realizaram várias reuniões internas para planejamento estratégico, identificação de problemas enfrentados no ensino em razão da pandemia, política e preparação para o retorno presencial. As principais ações desenvolvidas no âmbito da Pós-Graduação e Pesquisa foram os seguintes:

  • Realização de várias reuniões de planejamento estratégico com coordenadores de curso e chefes de departamento, com o intuito de discutir eventuais problemas enfrentados nos cursos de graduação do CI decorrentes de evasão e abandono dos estudantes, de como mitigar os problemas dos estudantes em razão da pandemia, de como divulgar e comunicar melhor as ações e projetos do CI para os nossos estudantes, entre outros;
  • Reformulação do regimento geral do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI);
  • Montagem de uma comissão para elaboração de proposta de criação do curso novo de Doutorado do PPGI;
  • Acompanhamento das atividades da Pós-Graduação e Pesquisa de forma remota;
  • Divulgação a docentes e discentes, de oportunidades de fomento à pesquisa no âmbito interno ou externo à UFPB, a exemplo da Iniciação Científica;
  • Participação em reuniões junto ao Comitê de Iniciação Científica visando acompanhar o processo das atividades de iniciação científica;
  • Assistência em ações ou informações que envolvessem a pós-graduação e pesquisa;

 

2.7 ÁREA DE GESTÃO ACADÊMICA (EXTENSÃO)

Perspectiva: Gestão Acadêmica

Objetivo Estratégico - PI.GAc.01. Fortalecer o desempenho acadêmico

  • Divulgação dos editais de extensão para os docentes;
  • Acompanhamento de processo de seleção de discentes para os projetos de extensão junto aos coordenadores;
  • Organização de documentação de cadastramento dos discentes bolsistas;
  • Assessoria técnica aos coordenadores dos projetos de extensão;
  • Acompanhamento de demandas dos bolsistas extensionistas do CI.

 

3 PRINCIPAIS DESAFIOS E AÇÕES FUTURAS PARA O CI

A gestão do CI possui diversos desafios, metas e ações planejadas para os próximos anos para melhoria dos seus cursos de Graduação, Pós-Graduação, além de melhorias no âmbito da Pesquisa, Extensão, Administração e Infraestrutura. Dentre as principais metas e ações, podem-se destacar:

 

3.1 GRADUAÇÃO

Metas:

  • Fortalecer os atuais cursos de graduação do CI;
  • Melhorar avaliação dos cursos do CI no ENADE;
  • Reduzir a evasão e o abandono dos nossos cursos;
  • Melhorar apoio pedagógico e psicológico aos alunos
  • Melhorar a captação e atração de alunos pros nossos cursos;
  • Melhorar a comunicação interna com alunos;
  • Fomentar o empreendedorismo.

Ações Planejadas:

  • Revisão dos PPCs dos cursos de graduação do CI;
  • Planejamento de disciplinas para melhor uso dos nossos recursos humanos (ex: otimização de disciplinas que são comuns entre os cursos do CI);
  • Mapear o perfil da evasão dos cursos do CI;
  • Levantamento de boas práticas em cursos de excelência;
  • Criação de um Observatório de Dados do CI;
  • Implementar estratégia de Auto-Avaliação dos Cursos;
  • Preparação dos alunos para prova do ENADE;
  • Criar plano de comunicação/marketing para divulgar os nossos cursos;
  • Incluir informações sobre casos de sucesso com egressos no site do CI e em redes sociais
  • Criar ações de apoio Psicológico aos alunos, docentes e servidores técnico-administrativos em parceria com o HU, Psicologia, entre outros;
  • Aumento de programas de tutoria;
  • Realização de oficinas de programação em parceria com PET, CAs, etc.
  • Incentivo a participação dos alunos em Congressos;
  • Organizar eventos/workshops para melhorar comunicação interna/externa com nossos alunos;
  • Incluir disciplinas de empreendedorismo nos PPCs dos cursos de graduação do CI;
  • Criar um "Manual do aluno" para orientar os alunos sobre problemas recorrentes

 

3.2 PÓS-GRADUAÇÃO

Metas:

  • Fortalecer os nossos atuais cursos de Pós-Graduação;
  • Criação de um curso de Doutorado no CI;
  • Melhorar conceito dos Programas na CAPES;
  • Melhorar estratégia de Auto-Avaliação dos Programas;
  • Aprimorar estratégia de captação de projetos e alunos;
  • Melhorar apoio pedagógico e psicológico aos alunos;
  • Melhorar estratégia de articulação entre pesquisadores para participação em editais.

Ações Planejadas:

  • Levantamento de boas práticas em cursos de excelência através do Observatório de Dados do CI;
  • Implementar novas estratégia de Auto-Avaliação dos Programas;
  • Fomentar a publicação em periódicos Open-Access;
  • Ação de Apoio Psicológico aos alunos, servidores e docentes;
  • Atrair professores-pesquisadores seniores para reforçar os programas

 

3.3 PESQUISA E EXTENSÃO

Metas:

  • Impulsionar captação de Projetos do CI;
  • Estudar a viabilidade de criação de uma Central de Projetos no CI (estrutura para apoiar a captação de projetos);
  • Propor modelos de contrapartidas nos projetos captados com o apoio dessa política/estrutura de captação do CI/UFPB;
  • Priorizar contrapartida para infra-estrutura e equipamentos;
  • Fortalecer articulações regionais (Polos de Tecnologia da Paraíba, Núcleo de IA em parceria com UFPE, UFRN, UFAL, UFRPE, etc.);
  • Ampliar cooperação com outros centros da UFPB;
  • Preparar projetos de grande porte para editais recorrentes, como os editais da Finep, CAPES, CNPq, que exijam submissões em grandes equipes.

Ações Planejadas:

  • Criação do Núcleo Colab;
  • Criação da Central de Projetos do CI;
  • Criar Portfólio Institucional do CI;
  • Definir estratégia de divulgação do Portfólio;
  • Definir política/estratégia de captação;
  • Criação de modelo de contrapartidas;
  • Manter página Web do CI atualizada.
  • Melhorar a infraestrutura para a extensão;
  • Promover encontros de divulgação de pesquisas/extensão internos ao CI;

 

3.4 INFRAESTRUTURA

Metas:

  • Gestões junto à reitoria para melhorar nossa infraestrutura;
  • Utilizar parte significativa da possíveis contrapartida dos projetos na melhoria da infraestrutura;
  • Criar estrutura de vigilância com câmeras, controle de acesso;
  • Estudar alternativas para melhorar qualidade da nossa rede sem fio;

Ações Planejadas:

  • Mapeamento da situação atual da nossa infraestrutura;
  • Gestão política junto à reitoria para mostrar nossa situação e necessidade de melhorias;
  • Criar estrutura de vigilância com câmeras, controle de acesso;
  • Fomentar projetos internos de professores e alunos para melhoria da infraestrutura, como sistemas de vigilância, controle de energia, agendamento de salas e recursos etc;
  • Criar uma gestão de demandas do CI, e ligá-las às contrapartidas obtidas pela captação de projetos dos laboratórios;
  • Reivindicar melhoria na segurança da Unidade Mangabeira;
  • Manutenção dos laboratórios de Eletricidade
  • Criação/Implantação do laboratório de robótica
  • Criação de laboratório experimental para desenvolvimento de material instrucional e gravação de vídeo-aula;

 

 3.5 ADMINISTRAÇÃO

Metas:

  • Atualizar o Plano Estratégico do CI a partir de demandas levantadas e debatidas junto a sua comunidade;
  • Preparar o novo Plano Setorial do CI conforme exigências estabelecidas na revisão do PDI vigente;
  • Organizar a coleta de demandas e problemas da comunidade do CI;
  • Definir um fluxo de processo para acompanhamento das demandas e problemas atendidos;
  • Organizar um Observatório de Dados para o CI;
  • Redefinir a política de alocação de recursos para os departamentos.

Ações Planejadas:

  • Atualização do Plano Estratégico para o CI
  • Criar instrumentos para coletar demandas e problemas da comunidade do CI;
  • Definição de um fluxo de processo para acompanhamento das demandas e problemas atendidos;
  • Organização de um observatório de dados para o CI
  • Redefinir a política de alocação de recursos para os departamentos;
  • Plano para mudança de cultura e envolvimento de todos na missão do CI;
  • Fomentar a participação dos professores do CI nos colegiados superiores e cargos de gestão.