Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Segunda melhor tese em Computação do país é de ex-aluno do CI/UFPB

Segunda melhor tese em Computação do país é de ex-aluno do CI/UFPB

Pesquisa de Thiago Gouveia foi premiada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC)
última modificação: 25/06/2021 11h52

A tese de doutorado do professor Thiago Gouveia da Silva, do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFPB) e ex-aluno de graduação e mestrado em Ciência da Computação do Centro de Informática (CI) da UFPB, foi avaliada como a segunda melhor tese da área de Computação do Brasil, durante o 32o Concurso de Teses e Dissertações.

A distinção foi concedida, na semana passada, no 34o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, em Belém do Pará. Intitulada “A árvore de cobertura com rotulação mínima e problemas relacionados”, a tese foi defendida em novembro de 2018, no curso de doutorado em Informática da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob orientação dos docentes Luiz Satoru, da UFF, e Phillipe Michelon, da Universidade Avignon, na França. O vice-diretor do CI, Lucídio Cabral, foi co-orientador no doutoramento e orientador, em nível de mestrado, realizado no CI/UFPB, em 2009.

Thiago Gouveia atribui o reconhecimento nacional de seu trabalho pelo fato de se constituir, a partir de agora, em ponto de partida essencial para novos estudos nesse campo da ciência. Em quatro anos, o pesquisador foi capaz de gerar o desenvolvimento de métodos e técnicas para solução de problemas formulados sobre grafos com arestas coloridas.

O primeiro lugar no 32o Concurso de Teses e Dissertações foi concedido a Ramon Pires, da Unicamp, que foi orientado pelos docentes Anderson Rocha e Jacques Wainer, da mesma instituição. Ele foi o vencedor com a pesquisa “Image Analytics Techniques for Diabetic Retinopathy Detection”.

FONTE: Assessoria de Comunicação do CI