Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > CI e HU assinam termo de cooperação para investimentos em TI
conteúdo

Notícias

CI e HU assinam termo de cooperação para investimentos em TI

Termo de cooperação dispõe sobre a produção e compartilhamento de novas tecnologias
última modificação: 25/06/2021 09h41

Produção e compartilhamento de novas tecnologias, desenvolvimento e formação de recursos humanos na área de tecnologia da informação voltados para a saúde. Estes são alguns objetivos do termo de cooperação assinado, na sexta-feira (18), entre o Centro de Informática (CI) e o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW/UFPB), em reunião conduzida pelo reitor Valdiney Gouveia.

Assinaram o documento o superintendente do HULW, Marcelo Paulo Tissiani, e o diretor do Centro de Informática (CI), Lucídio Cabral, em encontro que teve também a presença do gerente de Ensino e Pesquisa do hospital, Eduardo Fonseca, e o engenheiro da computação Richelieu Costa, chefe de Websaúde do HULW.

O termo de cooperação dispõe sobre a produção e compartilhamento de novas tecnologias, com foco no ensino, pesquisa e extensão. O professor Lucídio Cabral informou que, nessa parceria, o CI pode abrir vagas de mestrado em áreas pertinentes para o HULW e disponibilizar alunos de graduação para o desenvolvimento de aplicativos e tecnologia na área de saúde.

“O Centro de Informática tem a capacidade de desenvolvimento de sistemas de Tecnologia da Informação (TI) e atuará tanto no desenvolvimento quanto na formação de recursos humanos, nessa área, em nível de mestrado e de graduação”, esclareceu. Conforme o diretor, o CI também busca oferecer melhorias no sistema de Gestão Administrativa do HU e auxiliar em demandas, como editais que porventura surjam da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

De acordo com o superintendente Marcelo Tissiani, essa parceria será levada ao conhecimento de instâncias como o Ministério da Educação e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, e a perspectiva é usar tecnologia na assistência à saúde, “principalmente hoje, no novo ambiente virtual que é a telemedicina”.

“Uma vez realizada pelo CI a parte estrutural do projeto, os sistemas, a informática, o HU implementará a parte de assistência médica”, esclareceu Dr. Marcelo Tissiani.

O reitor Valdiney Gouveia falou que a parceria é importante, pois vai promover a aplicação de Tecnologia da Informação (TI) a questões práticas no âmbito da saúde.

“Que possamos ter esse incentivo, esse apoio por parte do Centro de Informática, que já é um trabalho que outros reitores começam a reconhecer e a pedir nossa assistência, já que estamos desenvolvendo bastante nessa área. Esta parceria nada mais é do que a consagração do trabalho exitoso que está sendo feito no HU com investimento de pesquisa, e que agora terá o apoio do CI”, destacou.

 

FONTE: ASCOM da UFPB e Assessoria de Comunicação do CI