Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aluno do CI é premiado em evento de tecnologia em Harvard

Aluno do CI é premiado em evento de tecnologia em Harvard

última modificação: 04/05/2022 20h28

O espírito empreendedor do estudante Wendson Carlos Souza da Silva, do curso de Engenharia da Computação do CI, foi um dos fatores determinantes para a sua aceitação no Laboratório de Microengenharia do Centro de Tecnologia (CT), onde começou a atuar antes de se engajar na startup Mindsun, que o levaria a conquistar, um ano depois, juntamente com a equipe, o 3o lugar na competição HackBrazil, promovida pela Brazil Conference, na universidade de Harvard, em Boston.

Wendson da Silva, que está cursando o oitavo período de Engenharia de Computação, orgulha-se de sua veia empreendedora, que o motivou a se engajar em um projeto de gestão e eficientização energética, o aplicativo Mindsun, selecionado dentre as cinco melhores soluções tecnológicas apresentadas na HackBrazil, concorrendo com mais de trezentas propostas inscritas. Premiação aconteceu em abril passado.

O aluno e pesquisador do CI participou do evento ao lado dos pesquisadores Richard Bivar, do curso de Engenharia de Energias Renováveis da UFPB, e Mônica Cunha, graduada em Engenharia Química, também pela UFPB. A competição HackBrazil é promovida por alunos de Harvard e do MIT, o Instituto de Tecnologia de Massachussets, nos Estados Unidos, e tem a finalidade de incentivar, dar visibilidade e premiar startups brasileiras que desenvolvem soluções tecnológicas eficientes e de baixo custo para resolver problemas de empresas de pequeno e médio portes do país, em diversas áreas.

Ele destaca que um dos fatores preponderantes para a escolha da startup está no fato de a equipe já ter consolidado o desenvolvimento do aplicativo Mindsun, concebido dentro da UFPB, que propõe soluções de gestão e eficientização energética para empresas do Nordeste que não dispõem de recursos para arcar com os custos de contratação de companhias de alto padrão para realizarem essa atividade.

A Mindsun funciona dentro do laboratório do CEAR- Centro de Energias Alternativas e Renováveis da universidade que testou com sucesso o aplicativo no supermercado IOB, em João Pessoa, e hoje já atende dez empresas na Paraíba. A startup é integrada por nove profissionais. Wendson Silva, que está há um ano na startup, atua em três pilares: na produção de hardware, software e monitoramento de dados. "Desenvolvi o aplicativo com a equipe, implemento soluções de monitoramento de dados e auxilio no desenvolvimento da comunicação entre o software e hardware", relata.

Nas empresas para as quais presta serviços, a startup faz a gestão energética, analisando diversos fatores que contribuem para o aumento do consumo de energia. São instalados censores no sistema elétrico que fazem o monitoramento inteligente da rede e detectam falhas em equipamentos, além de coleta de dados e prevenção de problemas futuros, com alerta de anomalias. Além disso, a startup oferece ao cliente uma consultoria, visando a adoção de fontes renováveis de energia, como eólica ou solar. O Supermercado IOB, hoje um dos clientes, economizou 35% de energia elétrica após implementar a solução Mindsun.

TEXTO: Madrilena Feitosa, Assessoria de Comunicação do CI