Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Canal no YouTube criado por docente do CI tem 14 mil visualizações e ouvintes dos podcasts em 32 países

última modificação: 08/10/2021 14h46

Em poucos meses no ar, o canal "Subject to" do YouTube não fez do seu criador uma celebridade virtual, mas o coloca em destaque nos quesitos inovação e iniciativa. O canal de entrevistas do professor Anand Subramanian, do Centro de Informática (CI) da UFPB, já está alcançando 14 mil visualizações, um número considerável para temas como Pesquisa Operacional e Otimização combinatória, que são abordados pelo canal e com pouquíssima visibilidade nas mídias e entre o público comum e o meio universitário.

A iniciativa de Anand Subramanian o diferencia de milhares de protagonistas do YouTube pelo fato de esse ser um dos primeiros canais dedicados à difusão desses temas mais restritos à órbita acadêmica e que ganha visibilidade internacional em pouco tempo de aparição na plataforma e também no formato de podcasts.

Os podcasts, com áudios das entrevistas do YouTube, que também abordam o tema Logística, são distribuídos em outros espaços de veiculação de conteúdos como anchor.fm, google podcast, spotify e apple podcast. Ele comemora o rápido acesso aos áudios por uma audiência de 32 países.

O docente e pesquisador vem entrevistando renomados cientistas de universidades brasileiras e internacionais, com reconhecida expertise e grande produção acadêmica nas três áreas. Uma das mais recentes entrevistas foi com o professor da Universidade de Harvard, Soroush Saghafian, fundador e diretor do Public Impact Analytics Science Lab (PIAS-Lab) em Harvard, que se dedica a fazer avançar e aplicar a ciência da análise para resolver problemas sociais que podem ter impacto público. Um dos seus temas de estudo e docência concentra-se em Aprendizado de Máquina e ferramentas analíticas relacionadas para resolver problemas sociais.

Dentre os nomes brasileiros, o canal "Subjecto to" entrevistou Nelson Maculan, professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde também foi reitor. Ele é membro titular de várias academias, como a Academia Brasileira de Ciências, a Academia Nacional de Engenharia, a Academia Europeia de Artes, Ciências e Humanidades e a Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento. O professor Maculan atuou como secretário nacional de educação superior do Brasil entre 2004-2006, e também foi presidente de várias sociedades como a Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO).

Ao falar sobre suas principais motivações para criar o canal, Anand Subramanian revela seu interesse em popularizar essa área da ciência, estimular as novas gerações a dirigirem seus estudos para o campo da Pesquisa Operacional, Otimização combinatória e Logística, além de buscar uma maior aproximação entre pesquisadores e alunos, revelando aspectos profissionais e também da vida comum dos entrevistados.

LINK para o Canal: https://www.youtube.com/channel/UCKMY2i-ROJjOXCxePFewnkg

TEXTO: Madrilena Feitosa, Assessoria de Comunicação do CI.